Dores do Rio Preto: divulgada programação do Conexão Caparaó 2026 em Pedra Menina
O evento vai acontecer nos próximos dias 16 e 17, sexta e sábado, que terá como foco as origens da produção dos cafés especiais da região, incluindo exibição de filme
Foi divulgada a programação do Conexão Caparaó 2026 que acontece em Pedra Menina, Dores do Rio Preto, na região do Caparaó Capixaba, nos próximos dias 16 e 17, sexta e sábado. Este ano, o evento vai focar nas origens da produção dos cafés especiais da região, como destaca a Associação dos Produtores Rurais de Pedra Menina (Aprupem), organizadora da iniciativa, tendo como palco o chão de onde tudo brotou, onde cada xícara de café traz "um sobrenome, uma mão calejada e uma história de superação". A realização é da Prefeitura de Dores do Preto, com a parceria de Sicoob e Sicredi.
A associação ressalta que, quando tudo começou, muitos viam apenas desafios e dificuldades, "mas as famílias produtoras de Pedra Menina enxergaram um futuro". Tendo como herança não apenas a terra, mas também a coragem de transformar a dificuldade em algo extraordinário, "pai, mãe, filhos e netos provaram que o café do Caparaó não é especial só pelo clima, mas pela fé, pelo suor e pelo amor de quem nunca desistiu dessa montanha.
A programação do 8º Conexão Caparaó será aberta na manhã do dia 16, com um Dia de Campo, onde serão ministradas duas palestras, no Sítio Santa Rita, na localidade vizinha de Paraíso (MG). Depois de um café da manhã coletivo, o Q Grader SCA, do Senar (MG), Marcos Reis, vai falar sobre "Cafés especiais, uma história em evolução" e "Análise sensorial para degustação de cafés".
Copa
As palestras terão essa conexão com as origens da produção do café de qualidade. Quem for prestigiar o evento poderá ouvir "os relatos de quem faz o melhor café do mundo e sentir o aroma que nasce da resiliência dessas famílias", unindo várias gerações.
Ainda no dia 16, será realizada a primeira rodada da 2ª Copa Conexão de Preparo de Café que tem o patrocínio do Sicredi. E, ainda, será realizada uma oficina sensorial – Cafés do Caparaó, com dicas de harmonização com queijo e chocolate, ministrada por Letícia Paiva, com vagas limitadas, no Aquário.
Em seguida, vai acontecer a palestra master, ministrada por Thatiana Garcia, do Emater (MG), sobre "Café e Turismo: uma conexão que transborda sabor e futuro". Além da oficina "Da montanha à xícara: como a qualidade da origem define uma extração perfeita" (vagas limitadas), ministrada por André Santos Ristto, do Rio de Janeiro, 3º colocado na Copa Barista 2025, também no Aquário.
Cinema
Em seguida, acontecerá a segunda rodada da 2ª Copa Conexão de Preparo de Café. Depois, a oficina "Posicionamento, identidade, narrativas e tendências para marcas de café especial" (vagas limitadas), com Chico Ribeiro e Carlos Dalcomo, da Balaio Design + Estratégia. Além de uma rodada de conversa com jurados do concurso.
Depois da abertura oficial, com a presença de autoridades, lideranças e produtores, será realizada a 1ª sessão de cinema Conexão Caparaó, com o filme "Nossas origens e seus contos" que tem o patrocínio do Sicoob Credisudeste. A programação do dia 16 será encerrada com o show da dupla Vittor e Samuel.
Na manhã do dia 17, a programação será aberta com passeio de trator e café da manhã coletivo. A concentração e saída será na Igreja Católica da Forquilha do Rio. Na parte da tarde, haverá degustação popular dos 10 melhores cafés do concurso de cafés especiais e a semifinal da 2ª Copa Conexão de Preparo de Café.
Leilão
Vão acontecer, ainda, dois momentos para a prova de cafés dos compradores, no Aquário. Entre estas provas, será ministrada a palestra "Café: o porquê da sustentabilidade", com o secretário da Agricultura do Espírito Santo, Ênio Bergoli. Será realizada, também, a entrega dos certificados do programa Cafeicultura Sustentável, do Incaper.
Em seguida, vai acontecer a final da 2ª Copa Conexão de Preparo de Café, patrocinada pelo Sicredi, e será divulgado o resultado do concurso dos cafés especiais. Depois, vai ser realizado o leilão dos cafés campeões e a noite será encerrada com o show de Matheus Barão e Banda.
No ano passado, no 7º Conexão Caparaó – Aromas e Sabores, a saca do café campeão do concurso de qualidade foi arrematada, em leilão, por R$ 29 mil. Mais de 2.600 pessoas passaram pela área do evento que era composta por estandes, palco principal e praça de alimentação.
Comentários: