Dores do Rio Preto promove passeata do Maio Laranja em defesa de crianças e adolescentes

Dores do Rio Preto promove passeata do Maio Laranja em defesa de crianças e adolescentes

Mobilização reuniu escolas, servidores e rede de proteção social em campanha de combate ao abuso e à exploração sexual infantil

Fotos: José Salotto

A manhã desta segunda-feira, 18 de maio, foi marcada por mobilização, conscientização e união em Dores do Rio Preto com a realização da Passeata Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Dores do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.

O evento reuniu servidores públicos, profissionais da rede de proteção social, professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristina Peixoto, reforçando a importância da conscientização e da denúncia de qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes.

Concentrados em frente à Secretaria Municipal de Assistência Social, os participantes iniciaram a caminhada por volta das 8 horas da manhã. Munidos de cartazes, banners e materiais educativos, eles percorreram ruas e avenidas da cidade acompanhados por carro de som, que alternava músicas temáticas e mensagens de conscientização sobre a importância da proteção da infância e adolescência.

A mobilização teve como principal objetivo alertar a população sobre a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual infantil, além de fortalecer a rede de proteção e incentivar denúncias através do Disque 100.

O encerramento aconteceu em frente à Prefeitura Municipal, onde os participantes realizaram um registro simbólico da campanha.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Maria Isabel de Souza, o Maio Laranja representa um importante instrumento de conscientização coletiva.

"A campanha reforça a importância do cuidado, da proteção e da denúncia contra qualquer forma de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. É uma responsabilidade de todos", destacou.

Programação segue nas escolas e comunidades 

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura segue promovendo palestras educativas, rodas de conversa, orientações e ações de conscientização em escolas e comunidades do município.

De acordo com a programação divulgada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, as atividades continuam a partir desta semana com ações em unidades escolares e encontros educativos.

Na terça-feira, 19 de maio, acontecem atividades na Escola Cristina Peixoto, no Centro, conduzidas pelo CREAS durante a manhã, além de uma roda de conversa voltada aos servidores da Educação no período da tarde.

Na quarta-feira, 20 de maio, as ações seguem novamente na Escola Cristina Peixoto, nos turnos da manhã e tarde, além de atividades na Escola Virginia Maria de Oliveira Amaral, em Pedra Menina.

Já nos dias 26 e 27 de maio, a programação inclui atividades nas escolas Pedro de Alcântara Galvêas, Djalma de Sá, Creche Maria Carvalho Neto e Oliveira Nunes, em Pedra Menina, envolvendo equipes do CRAS, CREAS, Saúde e Educação.

As ações fazem parte da campanha nacional Maio Laranja, criada para sensibilizar a população sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, lembrando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, celebrado em 18 de maio.


Por José Salotto

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 18 Mai 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/