Realizadas formaturas das oficinas de Capoeira e de Violão em Dores do Rio Preto
O batizado dos alunos da oficina de Capoeira de Pedra Menina aconteceu na última sexta-feira (5), enquanto a formatura da oficina de Violão, na segunda (8), na sede do município
Foram realizadas, no últimos dias, as formaturas das oficinas de Capoeira e de Violão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Dores do Rio Preto, por meio do Cras e da Secretaria Municipal de Assistência Social, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O batizado dos alunos da oficina de Capoeira de Pedra Menina aconteceu na última sexta-feira (5), enquanto a formatura da oficina de Violão, na segunda-feira (8), na sede do município.
O batizado da Capoeira aconteceu na quadra de esportes da escola do distrito de Pedra Menina, com a presença das crianças e adolescentes, alunos da oficina, além de seus mestres. O evento ainda contou com a participação do Grupo Sinhá Bahia e dos grupos de Capoeira São Pedro de Rates e Geração Capoeira, de Dores do Rio Preto.
A secretária municipal de Assistência Social, Maria Izabel de Souza, esteve presente, e classificou o momento como a celebração da cultura e valorização da Capoeira. "E a iniciativa fortalece vínculos e promove a integração, reconhecendo o esforço dos participantes durante todo o ano", afirma.
Convivência
A formatura dos alunos da oficina de Violão aconteceu no auditório do Creas, de Dores do Rio Preto, reunindo alunos dos polos da sede do município, de Mundo Novo e Pedra Menina. A iniciativa – que é apenas uma das muitas atividades oferecidas pelo SCFV, tem o objetivo de fortalecer ações que promovam a convivência, o aprendizado e o desenvolvimento social.
Por meio da oficina, os alunos desenvolveram habilidades técnicas e expressivas, adquiriram disciplina, sensibilidade musical e descobriram novas formas de se comunicar e se expressar. Além disso, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, o SCFV proporcionou um ambiente acolhedor e seguro, onde amizades foram construídas, experiências foram compartilhadas e vínculos familiares e comunitários foram fortalecidos.
A secretária Maria Izabel destaca que esse serviço também empodera seus participantes, "incentivando-os a acreditar em seu potencial, enfrentar desafios e construir caminhos mais promissores". "A cada atividade, o SCFV promove a cidadania, o respeito aos direitos humanos e a participação social, valores essenciais para a formação de cidadãos conscientes e atuantes", enfatiza.
Também esteve presente a secretária municipal de Cultura e Turismo, Denise Bomfim, e membros da equipe do Cras de Dores do Rio Preto, além de familiares dos formandos.
Comentários: