Dores do Rio Preto recebe ações contra violência doméstica da Operação Shamar

Dores do Rio Preto recebe ações contra violência doméstica da Operação Shamar

O município recebeu o ônibus da Delegacia Móvel da Polícia Civil e policiais militares da Companhia de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção à Mulher  

Fotos Marcos Freire

Na manhã desta quarta-feira (20), Dores do Rio Preto recebeu o ônibus da Delegacia Móvel da Polícia Civil e policiais militares da Companhia de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção à Mulher, em uma ação da Operação Shamar. A ação aconteceu na Praça da Prefeitura e contou com a presença, também de autoridades municipais e membros do Cras e do Creas do município.

A Operação Shamar acontece em todo o Brasil, durante todo o mês de agosto, e é comandada pelo Ministério da Justiça. No Espírito Santo, a coordenação é da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), por meio da Gerência de Ações Integradas. O comando operacional é da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-DEAM), Companhia de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção à Mulher da Polícia Militar e Divisão de Direitos Humanos, como explica a delegada de Polícia Civil, Cláudia Dematté, que esteve no município. 

Ela explicou que o projeto tem rodado por todo o Espírito Santo, levando ações tanto de repressão quanto de prevenção. "Em todos os municípios estão acontecendo ações, além das ações itinerantes, com a Delegacia Móvel, e com Polícia Civil e Polícia Militar atuando de maneira conjunta e integrada, se unindo à rede de assistência social do município", esclareceu. "O ônibus da Polícia Civil é uma delegacia móvel, com estrutura para atendimento da mulher em situação de violência doméstica e oferecendo orientação dada por psicólogas e assistentes sociais, além de uma equipe policial que faz o registro de ocorrências, medida protetiva e todos os encaminhamentos", completou.

Prevenção

A operação também trouxe ações de prevenção, onde equipes da Polícia Civil e Polícia Militar circularam por toda a cidade, dialogando com a população e levando material orientativo que trazem os tipos de violência, os canais de denúncia, seja a anônima, pelo 181, ou pelo 190, para a Polícia Militar, em situações de flagrante. Além da realização de palestras nas escolas, para dialogar com crianças e adolescentes, visando a prevenção, para que meninas não sejam futuras vítimas e meninos, futuros autores de crimes.

Já a comandante da Companhia de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher da Polícia Militar, major Jaqueline Pandolfi, destacou que a unidade foi criada, recentemente, justamente para especializar ainda mais o trabalho que vem sendo realizado pela PM, em conjunto com demais órgãos da rede, como a Polícia Civil e outros. "A Polícia Militar entra com o programa Patrulha Maria da Penha, que já vinha sendo realizado, com as visitas tranquilizadoras, onde é feita fiscalização e monitoramento das medidas protetivas, e dando orientações sobre a Lei Maria da Penha e violência doméstica", relatou. 

A major também ressaltou que a companhia vai intensificar a capacitação dos policiais militares, tanto aquele que já trabalha dentro da temática de violência doméstica familiar, como aquele que presta o atendimento emergencial para as mulheres, no caso do acionamento pelo número 190. "Quando essa mulher está sofrendo um ato de flagrante, é para esse número que ela liga. Então, o militar que se desloca precisa dar esse atendimento de forma qualificada", afirmou.

Compromisso

As equipes da Operação Shamar foram recepcionadas por membros da administração municipal, como a secretária municipal de Assistência Social, Maria Izabel de Souza. Ela justificou a ausência do prefeito Thiaguinho – que estava em um compromisso em Vitória – e destacou a atuação do município na ação. "A Operação Shamar reforça nosso compromisso em Dores do Rio Preto de proteger e acolher as mulheres, unindo forças no combate à violência e na defesa de seus direitos", disse.

Também estiveram presentes, os secretários municipais de Agricultura, Gilmar Trindade, de Esportes, Josi Gomes, e de Planejamento, Lanúcio Rodrigues. Além dos vereadores Nelson Ramos Filhos – Nelsinho Brisa, Eclair Lopes de Souza, Elisângela Lourenço "da Saúde" e Maria Aparecida Vasconcelos – Cida da Saúde. E, ainda, membros do Cras, Creas e da Secretaria Municipal de Saúde que ofereceram serviços em tenda montada no local.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/