Dores do Rio Preto recebe o Selo Ouro por seu compromisso com a alfabetização
O município recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria Ouro, como uma das 10 cidades do ES que atingiram a nota máxima de 100 pontos
Dores do Rio Preto, na região do Caparaó Capixaba, foi reconhecido como "Selo Ouro" na alfabetização. O município foi um dos reconhecidos, entre as cidades brasileiras, pelo desempenho neste setor da educação, em cerimônia de premiação realizada em Brasília, na última segunda-feira (10), onde foi representado pela secretária municipal de Educação, Esther Simões. Este não é a primeira vez que Dores se destaca na área da alfabetização infantil.
Dores do Rio Preto recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria Ouro, como uma das 10 cidades do Espírito Santo que atingiram a nota máxima de 100 pontos. O selo é um reconhecimento pelos esforços e iniciativas que funcionaram e deram resultado nas secretarias de Educação, tanto na formulação quanto na implementação de políticas, programas e estratégias que garantam o direito à alfabetização das crianças.
Foram contemplados, com o selo, 4.187 municípios. Entre os premiados, 2.592 receberam o prêmio na categoria Ouro, 1.062 na categoria Prata e 533 na Bronze. A iniciativa é do Ministério da Educação e visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação (Estaduais, Municipais e Distrital) que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Além de celebrar os avanços alcançados ao longo do ano.
Investimento
De acordo com a secretária Esther Simões, Dores do Rio Preto investe no sistema de ensino Aprende Brasil, assim como em material didático, visando fortalecer ainda mais a alfabetização. E, ainda, realiza o monitoramento dos resultados, por meio de avaliações. "Além disso, os servidores passam por formações constantes, durante o ano letivo", destaca a secretária, dando como exemplo a formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), formação Leiturinha e Escrita na Educação Infantil (LEEI) e Escrita na Educação Infantil e formação em parceria com Aprende Brasil.
Esther Simões também ressalta que a valorização do ensino, com ênfase na alfabetização, é um compromisso da Administração Municipal, para que, cada vez mais crianças possam ter mais acesso a um ensino de qualidade. "Por isso, todos os servidores, que dedicam a vida à Educação de Dores, merecem todas as homenagens e agradecimentos por essa conquista importantíssima", conclui a secretária.
Ranking
Essa não é a primeira vez que Dores do Rio Preto se destaca na área de alfabetização de crianças. No ano passado, entre as 78 cidades capixabas, o município ficou na 8ª posição no Ranking de Aprendizagem de Crianças Alfabetizadas, com 84,3%. Ou seja, também ficou entre os 10 primeiros.
Com esse número, Dores do Rio Preto se colocou acima da meta nacional estipulada, para crianças alfabetizadas, que era de 80%. Esta meta é a estipulada até 2030, ou seja, o município se colocou acima da média dos próximos anos.
Comentários: