Espaço Puri realiza residências artísticas presenciais em Patrimônio da Penha
O espaço lançou a edição 2026 do projeto Fluxos Criativos – Encontros de Arte e Expressão e vai promover 10 residências artísticas
O Ponto de Memória e Cultura Espaço Puri, localizado em Patrimônio da Penha, Divino de São Lourenço, no Caparaó Capixaba, lançou a edição 2026 do projeto Fluxos Criativos – Encontros de Arte e Expressão. O Espaço vai promover 10 residências artísticas presenciais que integram aprendizado coletivo, experimentação estética e valorização da cultura local.
Com residências artísticas e oficinas imersivas, o projeto Fluxos Criativos será um laboratório de trocas culturais. Durante os cinco dias, cada vivência propõe explorar cores, formas e texturas inspiradas na natureza e na cultura local, integrando arte e território em um gesto de pertencimento e expressão coletiva. As residências artísticas são gratuitas, com carga horária de 40 horas cada, e todas as oficinas acontecem das 9 às 16 horas.
O Espaço fornecerá o material didático, alimentação e hospedagem para participantes de outras cidades. Além de garantir vagas afirmativas para PCD (pessoa com deficiência), pessoas LGBTQIAPN+, negras e indígenas. Ao final do projeto, acontecerá uma Mostra de Arte com Vernissage Cabocla, apresentando os resultados das residências artísticas, assim como entrega de certificados de participação
O projeto é viabilizado por meio do Edital 003/2025 – Programação Continuada de Espaços Culturais, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretária da Cultura (Secult), e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC).
Espaço Puri
A coordenadora do Espaço Puri e Agente Territorial de Cultura, Tiaya Sengers Godoy, as formações artísticas contínuas funcionam como um verdadeiro laboratório de criatividade. "Nas formações, artistas e comunidade aprendem, trocam experiências e desenvolvem práticas culturais em diálogo com a identidade do território", afirma. "Além disso, mantemos parcerias com diversos núcleos, agentes e coletivos culturais locais, fortalecendo redes colaborativas e ampliando o alcance de nossas ações", completa a coordenadora.
Desde 2012, o Espaço Puri atua como Ponto de Memória e Cultura, sendo reconhecido pelo Estado do Espírito Santo e certificado pelo Ministério da Cultura (MinC), como um centro de referência na promoção da arte e da cultura no Caparaó Capixaba. O espaço realiza residências artísticas, oficinas, feiras, documentários e mapeamentos cartográficos, contribuindo para a preservação da memória local e para a valorização dos saberes tradicionais e contemporâneos.
Reconhecido pelo Estado, pela Secretaria de Cultura de Divino de São Lourenço e certificado pelo MinC, o Espaço Puri se consolidou como um polo de memória, cultura, arte e expressão comunitária, reafirmando o poder da cultura, como instrumento de identidade, pertencimento e desenvolvimento local.
Programação
Técnicas de Desenho e Pintura – Muralismo e Expressão
Data: 4 a 8/11
Artistas: Luciana Junqueira e Crystofer Almeida (Eternarte)
Corte & Costura e Moda Sustentável
Data: 25 a 29/11
Artista: Carolina Telles Ribeiro (Marca Dom Moda Sustentável)
Macramê Gigante e Filtros de Sonhos
Data: 2 a 6/12
Artista: Gabriel Figueira (Zirzon Artes)
Produção Musical
Data: 30/12 a 3/1
Artista: Marcelo Mataraia Bordin
Vivência de DJ & Mixagem
Data: 10 a 14/2
Artista: Andreia Mendes (DJ FADA)
Cerâmica Sensitiva
Data: 10 a 14/3
Artista: Hauley Silva Valim (Coletivo Ceramística)
Esculturas Orgânicas
Data: 14 a 18/4
Artista: Michael Taynan (Psicodelia Ancestral)
Yoga & Meditação
Data: 5 a 9/05
Artista: Gi Manik (Coletivo de Yogues do Patrimônio da Penha)
Luminárias e Artesanatos de Bambu e Fibras Naturais
Data: 16 a 20/6
Artista: Flávio Gomes (BambuArte)
Instrumentos Orgânicos & História da Capoeira
Data: 30/6 a 4/7
Artista: Mestre Wagner Calmon Barbosa (Tambores Esperança)
Comentários: