Festa de Santa Luzia reuniu centenas de fiéis em Iúna no último sábado (13)
O local recebeu fiéis de Iúna, municípios vizinhos e outros estados que participaram das atividades religiosas no local de muita fé e ponto de turismo religioso
Centenas de fiéis se reuniram no Santuário Água Santa e na Igreja Matriz, em Iúna, no último sábado (13), para celebrar o Dia de Santa Luzia, padroeira da visão, numa jornada marcada por fé, devoção e perseverança. Nem mesmo a chuva que caiu durante boa parte do dia desanimou os devotos que, desde a madrugada, participaram das atividades religiosas, no local que é visto, também, como ponto de turismo religioso.
A programação teve início às 5h30, com a tradicional procissão levando a imagem de Santa Luzia da Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens até o Santuário Água Santa, na zona rural de Iúna. Em seguida, ao longo do dia, foram celebradas várias missas, acolhendo fiéis da sede e do interior do município, além de municípios vizinhos e até de outros estados do Brasil.
Às 7 horas, a primeira missa do dia foi presidida pelo Padre Bruno Ferreira Firmino. Depois, às 9 horas, a celebração foi conduzida pelo Padre Olímpio Andrade Sobrinho. E, às 11 horas, a Eucaristia foi presidida pelo Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, reunindo grande número de sacerdotes e lideranças católicas.
Mensagem
Dom Luiz Fernando utilizou a oportunidade para destacar a necessidade urgente de combater a violência contra a mulher, convocando os fiéis a serem agentes de mudança em suas comunidades. A mensagem sublinhou que a fé deve se manifestar também na defesa da vida e da dignidade humana, ecoando o compromisso da Igreja com as causas sociais mais sensíveis.
No período da tarde, a programação continuou a partir das 14 horas, com missa celebrada pelo Frei Milton Gonçalves Rocha e foi encerrada, às 16 horas, com uma celebração presidida pelo Padre Domício Herculano Silveira Barros, concelebrada pelo pároco local, Padre Walter Luiz Barbieiro Altoé, e demais presbíteros presentes.
Água Santa
O Santuário Água Santa faz parte dos atrativos turísticos do município – no caso o turismo religioso – carregado de lendas populares e belezas naturais. Uma das principais atrações, que movem a fé e a curiosidade dos visitantes, é a Pedra do Pecado, onde uma estreita fenda, entre duas imponentes formações rochosas, desafia os visitantes. A crença popular garante que quem consegue atravessar a passagem três vezes tem seus pecados absolvidos – daí o nome popular de Pedra do Pecado ou Pedra do Perdão. Assim como, a Caverna dos Milagres, espaço de forte simbolismo devocional, onde fiéis depositam ex-votos em agradecimento pelas graças alcançadas.
No local encontra-se, também, a nascente que deu nome ao local: Água Santa. Conta a história que essa água cristalina e fresca, é atribuída a uma graça alcançada por intercessão de Santa Luzia. Moradores contam que a nascente foi a única a não secar, durante uma grande estiagem, em 1899. A chuva só veio justamente no dia 13 de dezembro, reforçando a ligação do local com a Santa. A partir de então, os fiéis passaram a realizar romarias e têm o costume de beber da fonte ou lavar os olhos três vezes para pedir cura ou proteção à visão.
Santa Luzia
Santa Luzia, também conhecida como Lúcia, nasceu no ano 280 (DC), em Siracusa, na Itália. Seu nome, que significa "luz", atravessou séculos como símbolo de fidelidade a Jesus Cristo. Representada com uma bandeja contendo dois olhos, a Santa é venerada como protetora da visão e da alma, sendo lembrada, inclusive, na obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri, como portadora da graça iluminadora.
*Com informações da Ass. Com. Diocese de Cachoeiro e Prefeitura de Iúna
Comentários: