Guaçuí realiza edição da Mostra de Vídeos Curtas Ambiental nesta quinta (11)
A 13ª edição do evento destaca o papel dos jovens na construção de soluções ambientais por meio da educomunicação
O município de Guaçuí vai realizar a 13ª edição da Mostra de Vídeos "Curtas Ambiental", na noite desta quinta-feira (11). O evento é uma realização da Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, tendo como tema "A Juventude e o Meio Ambiente: como os jovens podem liderar mudanças ambientais?".
A exibição dos vídeos vai acontecer no Teatro Municipal Fernando Torres, a partir das 18 horas. E, como acontece em todas as edições, os vídeos são preparados por alunos de escolas do município e devem abordar o tema central apresentado. Mas, antes, eles passam por oficinas temáticas, para abordagem do tema, por meio da educomunicação.
Segundo a Semmam, o tema proposto busca reconhecer a força das novas gerações como protagonistas em debates globais sobre sustentabilidade e preservação. "E convidamos a todos para virem refletir, aprender e se inspirar sobre o papel da juventude na construção de um futuro mais sustentável", convida o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins.
Oficinas
De acordo com informações da Secretaria, o projeto vem se consolidando como referência em educomunicação e educação ambiental, no Espírito Santo. E tornou-se uma ferramenta pedagógica de transformação social, onde alunos, professores e familiares participam, ativamente, de todas as etapas de produção, desde a construção do roteiro até a gravação, edição e finalização dos vídeos.
As oficinas oferecem noções básicas de roteiro, captação de imagens, iluminação, áudio e edição. Esse processo, segundo a Semmam, garante que os curtas-metragens não sejam apenas produtos audiovisuais, mas expressões autênticas da visão dos jovens sobre os desafios ambientais contemporâneos.
Escolas
Os curtas são avaliados a partir de sete quesitos: roteiro, alinhamento ao tema proposto, fotografia e captação de imagens, edição e finalização, criatividade e inovação, impacto socioambiental da mensagem, clareza na proposta de ação ou solução apresentada. Os melhores avaliados em cada quesito são premiados, além do melhor vídeo.
Vão participar, da edição deste ano, a Escola Municipal Elvira Bruzi (distrito de São Pedro de Rates), Escola Municipal José Antônio de Carvalho (distrito de São Tiago), Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro e Centro Estadual de Tempo Integral Monsenhor Miguel de Sanctis.
Comentários: