Secretaria de Saúde de Iúna alerta para doença “mão-pé-boca” em crianças
Não há surto da doença no município, mas a Secretaria afirma que casos têm acontecido e é preciso ficar atento aos sintomas
A Secretaria de Saúde de Iúna está alertando toda a população para casos da doença "mão-pé-boca" que tem se espalhado nas crianças no município. De acordo com a Secretaria, não há surto da doença, mas todos devem ficar atentos aos sintomas.
A Secretaria explica que a doença "mão-pé-boca" é uma infecção viral, comum em crianças pequenas, que provoca feridas na boca, mãos, pés e outras partes do corpo. Ela é causada por enterovírus, especialmente, o Coxsackie A16. A contaminação ocorre por meio de gotas de saliva e secreções respiratórias, contato com fezes infectadas ao trocar a fralda e objetos contaminados.
Os cuidados para proteger a criança vão desde higienização constante das mãos, com água e sabão, evitar compartilhar talheres, copos e chupetas, até desinfetar brinquedos e superfícies. Também é preciso manter a criança afastada da creche ou escola, se estiver com os sintomas.
Sintomas
E os principais sintomas são febre alta, manchas ou bolhas dolorosas na boca, erupção avermelhada nas mãos, pés e região íntima, falta de apetite e irritabilidade. Deve-se procurar auxílio médico se a febre persistir por mais de três dias, a boca estiver seca, a urina, escassa, e as feridas da boca impeçam a alimentação.
Não existe tratamento específico para a doença. No entanto, os sintomas podem ser aliviados com analgésico, hidratação com água e líquidos frios, alimentos macios, manter repouso e evitar contato com outras crianças.
Comentários: