História, cultura e tradição foram celebradas no 11º Pouso da Tropa em Ibatiba
O evento aconteceu no último final de semana, num resgate da tradição, gastronomia e música do tropeirismo que tem forte raiz no município
Na última sexta e sábado (25 e 26), Ibatiba celebrou a história, cultura e tradição do tropeirismo, que tem forte raiz no município, com a realização do 11º Pouso da Tropa. O evento, que resgata a tradição da gastronomia e música tropeira, foi uma realização da Associação Gestora do Turismo Rural de Ibatiba (Geturi), com o apoio da Prefeitura de Ibatiba, Governo do Estado, Aderes e Sebrae/ES.
O Pouso da Tropa, deste ano, além de muito forró, também teve apresentações culturais, aula-show, Rancho Móvel, tropa desfilando pelas ruas da cidade e shows. Aberta na sexta-feira, a Praça de Alimentação foi o ponto de encontro de todos que foram prestigiar a festa e onde aconteceram a apresentação da Banda da Apae e a abertura oficial da festa, com a presença de autoridades e personalidades do município e região. Entre outros, estavam presentes o vice-prefeito de Ibatiba, Ezequias Mariano, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Delega, a presidente da Geturi, Rosângela Alcântara de Oliveira Toledo, e o vice-presidente da associação, Carlos Eduardo Trindade Rodrigues.
A presidente da Geturi, Rosângela Toledo, destacou o histórico da associação e o orgulho de ser tropeiro. Ela lembrou que a ideia do Pouso da Tropa começou com uma viagem a Ipoema (MG), com 12 associados, para participar de um seminário sobre tropeirismo. E de quando iam para a praça central de Ibatiba para vender feijão tropeiro e convidavam violeiros e sanfoneiros, para cantar música raiz. "Apesar das críticas de alguns, novos associados surgiram, com novas ideias e, hoje, o Pouso da Tropa é reconhecido como manifestação da cultura de Ibatiba, sendo conhecido em todo o Espírito Santo e Brasil", ressaltou. "Agradeço a todos que fizeram parte da festa: visitantes, expositores, equipe, membros da Geturi e, claro, o público que abrilhantou ainda mais a festa", completou.
Pouso
Logo depois da abertura oficial, a festa se animou, ainda mais, com o início dos shows. E a primeira atração a subir ao palco foi a dupla Marcos e Willian, com a participação especial de Matheus Machado. A noite foi encerrada com o show do Forró Xonado do Brasil. Durante os dias da festa, o Rancho Móvel, percorreu as ruas da cidade, preparando e servindo comida tropeira.
No sábado, a programação começou mais cedo, com a Praça de Alimentação abrindo na hora do almoço, contando com a apresentação de Paulo Godim. Na parte da tarde, foi realizada a aula show de gastronomia com Vovó Rosinha e Phelipe Heringer, seguida de apresentação cultural e o show com a dupla Dudu e Vitão.
Ainda no sábado, a tarde foi encerrada com o desfile da tropa, saindo do Monumento dos Tropeiros, às margens da BR262, percorrendo as ruas da cidade e seguindo até a Praça David Gomes, no centro de Ibatiba. Depois da chegada da tropa, a noite seguiu com o show de Bruno Marlon e Gabriel, com a participação de Lucas e Júnior. A festa tropeira de Ibatiba foi encerrada com o show de Geovani Carreiro.
Comentários: