Ibatiba: Saúde Bucal realizou mais de 12 mil procedimentos na área odontológica no último ano

Ibatiba: Saúde Bucal realizou mais de 12 mil procedimentos na área odontológica no último ano

 Os investimentos feitos na área odontológica como Programa Terceiro Tempo e com a contratação de mais dentistas,  praticamente, zerou a fila de espera de atendimentos

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibatiba divulgou nesta semana um balanço dos atendimentos prestados, em 2023, à população usuária do serviço de saúde bucal do município, tanto na atenção básica como por meio do Programa Terceiro Tempo.

No total geral, em 2023, foram realizados 5471 atendimentos; 12 mil procedimentos diversos da área odontológica e através do Programa Terceiro Tempo, com atendimentos das 18h às 21h.

Os investimentos feitos na área odontológica como Programa Terceiro Tempo e com a contratação de mais dentistas, praticamente, zerou a fila de espera de atendimentos e ainda dobrou o número de procedimentos realizados em Ibatiba.
Vale ressaltar que as gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde também tiveram atendimentos prioritário no município. No total, 287 gestantes foram atendidas em 2023. Um dos momentos mais singulares na vida da futura mamãe e de toda a família, a gravidez requer cuidados com a saúde, um deles, o pré-natal odontológico, reiterando a promoção da saúde bucal por meio da prevenção, tanto para a mulher quanto para o bebê.

Entre os 12 mil atendimentos realizados pelo serviço odontológico no município estão: Restauração, Profilaxia, Exodontia (retirada de dente), Acesso endodôntico, Raspagens, Aplicações de flúor e verniz, Atividades educativas em grupo (feita nas escolas, APAE e Pestalozzi pelos cirurgiões dentistas), Escovação supervisionada, entre outros procedimentos conforme a necessidade do paciente.

Terceiro Tempo
O programa Terceiro Tempo foi criado para prestar serviços a partir das 18h às 21h, na Policlínica Prefeito Soniter Miranda Saraiva. As consultas odontológicas podem ser agendadas diretamente na Policlínica.

A ideia do Programa é atender pessoas que tem dificuldade para realizar atendimentos no horário comercial, principalmente, por causa do trabalho entre outras tarefas do dia a dia. Assim, com os atendimentos feitos após o horário comercial, moradores têm a facilidade para cuidar da saúde.

Fonte: Prefeitura de Ibatiba.

 

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Segunda, 29 Abril 2024

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