Iúna sedia reunião sobre o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

Iúna sedia reunião sobre o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

A reunião aconteceu no auditório da Casa da Cultura, nesta segunda (24), com a participação de secretários e equipes dos municípios que compõem a SRE de Guaçuí  

Fotos Marcos Freire

O município de Iúna foi a sede de um encontro para debater sobre o andamento e resultados do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). A reunião, que é itinerante, aconteceu no auditório da Casa da Cultura, nesta segunda-feira (24), com a participação de secretários municipais e suas equipes técnicas, dos municípios que compõem a Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaçuí.

A abertura foi dirigida pelo assessor do Regime de Colaboração da SRE, Aristóteles Tadeu Tiradentes – Tote. Conforme ele explicou, o encontro serviu para levantar reflexões sobre a utilidade do material usado dentro da metodologia do Paes. "Assim como sobre os resultado do Paebes (Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo) 2024", esclareceu.

A abertura também foi marcada pela leitura da poesia "Ser Luz" feita pela coordenadora do Paes, em Iúna, a pedagoga Rachel Henriques. E, também, foi apresentado um relato sobre a rotina em sala de aula, com base no Paes em Iúna, e houve uma apresentação cultural de alunas do 2º ano, da Escola Municipal Elza de Castro Scardini.

Parceria

Durante a abertura, a organização do evento destacou o desenvolvimento do Pacto, nas escolas, colocando que a parceria precisa acontecer entre todos os envolvidos no processo. Além de destacar que escola de tempo integral não é só mais tempo na escola, sendo necessário que alunos tenham momentos formativos do Paes, com mentorias e workshops. 

Superintendente regional Fabiano Soares Affonso

Além dessas avaliações feitas pelos presentes, o encontro também contou com a palestra que teve como tema "Foco nos resultados: as contribuições do Paes no aprimoramento da aprendizagem". A palestra foi ministrada pelo gerente do Regime de Colaboração com os municípios, Saulo Andreon.

O superintendente regional de Educação, Fabiano Soares Affonso, disse que estava feliz com os resultados apresentados no Paes e destacou que o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 500 milhões, no total, nos municípios. "Estamos participando de reuniões nos municípios para colaborar da melhor maneira, visando oferecer o melhor ensino para nossos estudantes", disse. "Temos uma responsabilidade com essas crianças que têm sonhos para serem alcançados e, por isso, temos que seguir nos organizando, diante dos desafios para serem vencidos", completou. 

Secretário Breno Oliveira

Projeto

Já o secretário de Educação de Iúna, Breno Oliveira, agradeceu e destacou o trabalho realizado pela equipe de sua secretaria, para organizar o encontro, e nos resultados alcançados dentro do Paes, em Iúna, afirmando que "educação não se faz sozinho". "Seguimos dentro de um projeto de educação, desde a gestão passada, visando construir uma educação de qualidade e somos parceiros para construir esse pacto pela educação, juntos", afirmou.

O prefeito Romário Vieira também esteve presente à abertura do evento. Ele colocou que os desafios serão vencidos com muito trabalho e que a cidade está de portas abertas, para uma parceria pela educação. "Buscamos a educação em primeiro lugar, em nossa gestão, por que entendemos que é com a educação que vamos melhorar nossos municípios, o estado e o Brasil", enfatizou.

Prefeito Romário Vieira

A Superintendência Regional de Educação de Guaçuí abrange os municípios de Guaçuí, Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, São José do Calçado, Apiacá, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi e Muniz Freire.

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental. O processo vem sendo desenvolvido a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.  

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 02 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/