Jogo sobre meio ambiente vai distribuir prêmios sustentáveis em Guaçuí

Jogo sobre meio ambiente vai distribuir prêmios sustentáveis em Guaçuí

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está convidando a população para participar de uma atividade de educação ambiental na Praça João Acacinho  

Praça João Acacinho (Foto Arquivo)

Moradores de Guaçuí poderão ganhar produtos de limpeza, nesta quarta-feira (9), ao participar de um jogo de educação ambiental. A ação educativa inédita vai acontecer na Praça João Acacinho, a partir das 9 horas da manhã, numa realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com foco na conscientização ambiental.

Segundo a Semmam, a atividade tem como objetivo chamar a atenção da população para os impactos negativos do descarte incorreto do óleo de cozinha usado. Além de incentivar práticas sustentáveis, com uma proposta interativa, com a distribuição de prêmios.

Durante a ação, qualquer cidadão poderá participar de uma dinâmica simples: responder corretamente a uma pergunta sobre meio ambiente. Quem acertar será convidado a girar uma roleta e poderá ganhar produtos de limpeza, como cloro, detergente e sabão, produzidos a partir de óleo de cozinha reciclado. 

Além disso, os participantes poderão levar seu próprio óleo de cozinha usado para trocar por produtos de limpeza. O material arrecadado será destinado a uma empresa especializada na transformação do óleo em biodiesel, um combustível limpo e renovável.

Responsabilidade

A Secretaria destaca, ainda, que a iniciativa busca estimular uma cultura de responsabilidade ambiental coletiva, onde cada cidadão entende seu papel na preservação dos recursos naturais e no combate à poluição urbana.

O descarte inadequado do óleo de cozinha no ralo ou no solo pode causar sérios prejuízos ambientais. Um litro de óleo tem potencial para contaminar até 25 mil litros de água, entupir redes de esgoto, atrair pragas urbanas e contribuir para a degradação do solo. Ao ser reciclado, no entanto, esse resíduo se transforma em solução. Além de virar biodiesel, também pode ser matéria-prima para sabão, detergente e outros produtos de limpeza.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, explica que a ideia é mostrar que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos positivos. "Ao mesmo tempo em que promovemos informação, também incentivamos a população com prêmios que voltam para casa, com um significado ainda mais especial: o de cuidar do planeta", afirma. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 09 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado