Morre em Iúna o ex-vereador, professor e advogado Urbano Leal Pereira

Morre em Iúna o ex-vereador, professor e advogado Urbano Leal Pereira

Apaixonado por esporte, principalmente futebol, ele faleceu na manhã desta quarta-feira (4) e, conforme afirmam familiares e amigos, deixa uma lacuna difícil de ser preenchida

Na manhã desta quarta-feira (4), Iúna perdeu uma de seus filhos mais ilustres e conhecidos. Faleceu, aos 81 anos, o professor, advogado e ex-vereador, Urbano Leal Pereira. Segundo informações, ele foi vítima de um infarto que teria sido fulminante, não havendo tempo para que os médicos pudessem tentar qualquer coisa.

Urbano era casado com a também professora e ex-vereadora Maria da Penha Barros Pereira, com quem teve três filhos: Urbano Filho, Larissa e Marlon (já falecido). E, conforme as manifestações de familiares e muitos amigos, deixa uma lacuna difícil de ser preenchida.

Professor de Educação Física, Urbano era desportista e comandou o Olaria Futebol Clube – rival do Rio Pardo Futebol Clube, por muitos anos – ambas equipes de Iúna. E, também, era apaixonado pelo Vasco da Gama. As vitórias do time carioca foram comemoradas, por ele, em muitas ocasiões, saindo de carro, pelas ruas de Iúna, tocando o hino do clube. Mais recentemente, inclusive, em seu famoso Fuscão preto.

Urbano era filho de Antônio Osório Pereira que, no passado, aterrou o terreno e construiu o gramado do atual estádio que leva seu nome. E essa paixão pelo futebol também podia ser vista numa galeria de fotos esportivas, com mais de dois mil quadros, com posters dos principais jogadores e equipes campeãs do Brasil e da própria Seleção Brasileira. Ele tinha na memória todas as escalações dos times da Seleção que conquistaram Copas do Mundo.

Além da paixão pelo esporte, Urbano Leal Pereira também foi advogado e militou na política do município. Ele foi vereador de Iúna por um mandato (1989/1992), quando foi presidente da Câmara Municipal entre 1989 e 1990. Inclusive, estava à frente do Legislativo quando foi elaborada e promulgada a Lei Orgânica Municipal (LOM) de Iúna.

Tentou voltar à Câmara de Vereadores nas eleições municipais de 2012, pelo PMDB, ficando como suplente. E nas eleições deste ano, havia registrado sua candidatura a vereador, pelo partido Democrata Cristão (DC), buscando voltar à Câmara e tentar dar mais contribuições à sua terra natal, Iúna. 

O velório acontece na Capela Municipal a partir das 17h e o sepultamento na quinta-feira (05/09) às 9:00h.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 16 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/