Muniz Freire e Alegre são destaque em quantidade de árvores plantadas para recuperar Mata Atlântica

Muniz Freire e Alegre são destaque em quantidade de árvores plantadas para recuperar Mata Atlântica

Espírito Santo lidera recuperação com mais de 2 milhões de mudas plantadas 

Autoridades do Espírito Santo anunciaram que, entre 2023 e agosto de 2025, foram plantadas mais de 2 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica em território capixaba. Municípios como Muniz Freire, Alegre, Montanha e Pinheiros, estão entre os que mais se destacaram nos plantios.

A marca é resultado da união entre ações estaduais, municipais e do setor privado, reforçando o compromisso coletivo com a preservação e a restauração do bioma. Levantamento da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) confirma o protagonismo capixaba em políticas ambientais.

Em abril de 2025, o Estado alcançou a primeira colocação no ranking nacional de recuperação de áreas degradadas, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), consolidando-se como referência no cenário brasileiro.

No âmbito estadual, o Programa Reflorestar segue como principal iniciativa de restauração florestal. Em mais de 12 anos de atuação, o programa recuperou 12 mil hectares de florestas, preservou outros 13 mil e viabilizou o plantio acumulado de mais de 9,1 milhões de árvores. Além disso, investiu em ações de conservação de solo e água, como barraginhas, caixas secas, terraços e biodigestores.

Somente nesse período recente, o Reflorestar contribuiu com mais de 1,3 milhão de mudas, incluindo espécies nativas e também sistemas agroflorestais que reúnem culturas produtivas, como café e frutíferas. Com investimentos superiores a R$ 100 milhões e mais de 5,2 mil produtores atendidos, o programa se consolidou como uma das políticas públicas mais relevantes do País em restauração ambiental e desenvolvimento sustentável.

Segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o INPE, o Espírito Santo mantém cerca de 11% de sua cobertura original do bioma — índice acima da média nacional, que reforça a importância das políticas ambientais para garantir biodiversidade, segurança hídrica e resiliência frente às mudanças climáticas. 


Fonte: Seama

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado