Alegre realiza castração de 82 cães e gatos em ação inédita no Caparaó
A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Alegre, o Governo do Espírito Santo e o Consórcio Caparaó
No último final de semana, uma parceria entre a Prefeitura de Alegre, o Governo do Estado e o Consórcio Caparaó resultou na castração de 82 animais. Segundo a Prefeitura, a ação é a primeira realizada por um município do Caparaó Capixaba, por meio do Programa Pet Vida, do Governo do Espírito Santo.
A ação foi realizada no sábado (9) e domingo (10), no Parque Getúlio Vargas. Os procedimentos foram feitos por profissionais do Castra Móvel, da Vet Nômade, de São Mateus, que ofereceu a estrutura completa de atendimento, pós-operatório e microchipagem.
Foram castrados 82 animais, sendo 51 cadelas, 15 cães, 12 gatas e 4 gatos. Deste total, 27 animais foram encaminhados por protetoras independentes da sede do município, além de outros vindos de distritos. A ação contou com inscrições prévias, divulgadas nas redes sociais da Prefeitura, rádio local e sites parceiros.
Diferencial
De acordo com informações da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semads) de Alegre, as cirurgias aconteceram com sucesso, sem intercorrências. E as fêmeas receberam roupa cirúrgica, após o procedimento, um diferencial implementado pela Prefeitura de Alegre.
A Semads ressalta que, com essa iniciativa, o município busca reafirmar o compromisso com políticas públicas voltadas para a causa animal, se tornando uma referência na região. "Mais do que um ato de amor, a castração é fundamental para o controle populacional, a saúde e o bem-estar dos animais, contribuindo para uma cidade mais responsável e consciente", destaca a equipe da Secretaria.
Comentários: