Muniz Freire promove Dia de Campo de Café Arábica para fortalecer setor cafeeiro

Muniz Freire promove Dia de Campo de Café Arábica para fortalecer setor cafeeiro

Evento reuniu produtores rurais, parceiros institucionais e especialistas do setor no Assentamento Ouro Verde, destaque em produção de café  

Fotos Pref. Muniz Freire

O sítio da família Oliveira, localizado no Assentamento Ouro Verde, zona rural de Muniz Freire, foi a sede do "Dia de Campo de Café Arábica". A iniciativa foi promovida pela Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, na manhã desta quinta-feira (18). O objetivo foi promover a troca de conhecimentos, apresentar novas técnicas e fortalecer a cafeicultura, setor de grande relevância para a economia local.

Ressaltando que 95% da economia do município é agrícola, o secretário municipal de Desenvolvimento Agrário, Renato Bueno, explicou que o local foi escolhido em razão do destaque do assentamento na produção de café. "Recebi um dado do Incaper que demonstra que o Assentamento Ouro Verde é um dos locais que mais produzem café na região, por isso, a realização do evento aqui", afirmou. Ele também ressaltou que, desde o início da atual gestão, já foram investidos cerca de R$ 12 milhões em equipamentos para os produtores rurais. 

Presente ao encontro, o prefeito Dito Silva destacou o protagonismo da cafeicultura na economia do município. "O café é mais que uma cultura, é uma característica de Muniz Freire. Quando assumi a gestão, determinei que o setor fosse valorizado", enfatizou. "Tenho certeza de que, ao guiarmos nosso café, seremos referência em economia familiar no Espírito Santo", acrescentou.

Estações

A programação contou com três estações temáticas, onde os agricultores tiveram acesso a informações técnicas, orientações práticas e soluções para aprimorar a produção. O engenheiro agrônomo do Incaper, Matheus Fonseca de Souza, falou sobre "Implantação sustentável do Café Arábica: inovação, cultivares e lucratividade". 

Já o engenheiro agrônomo da Coocafé, Wellington Carvalho, abordou a "Fertilidade do solo e nutrição do café arábica, com equilíbrio e sustentabilidade". E o grader e mestre de torra do Incaper, Tássio da Silva de Souza, e o técnico agrícola e degustador da Prefeitura de Muniz Freire, Rogério Souza de Oliveira, falaram sobre "Cafés e sustentabilidade: estratégias para uma produção eficiente e consciente".

Os participantes também acompanharam relatos da família anfitriã, produtora do café especial Mãos de Ouro. A filha do casal, Raquele Oliveira, destacou a importância do incentivo do município e do conhecimento técnico adquirido ao longo do processo. "Nós somos a prova de que o conhecimento transforma. Com o apoio da Secretaria de Agricultura, conseguimos investir em qualidade e, hoje, temos orgulho de nossa produção", contou. 

Linhas de crédito

Parceira do evento, a cooperativa Sicredi apresentou suas linhas de crédito rurais. A gerente da agência de Muniz Freire, Elena Bonadimani, ressaltou o papel da instituição no apoio ao produtor. "O Sicredi nasceu no agro e tem, como propósito, contribuir para o crescimento e prosperidade dos agricultores", afirmou.

Além das palestras e demonstrações, os produtores receberam brindes, como equipamentos agrícolas e acessórios de uso no campo. Entre os participantes, também estavam representantes da Prefeitura de Muniz Freire, Câmara Municipal, Incaper e produtores de diversas regiões. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado