Muniz Freire resgata Festa de Imigração Italiana e atrai multidão em evento

Muniz Freire resgata Festa de Imigração Italiana e atrai multidão em evento

Programação repleta de atividades começou na sexta-feira, com uma missa especial na Igreja Matriz 

No último fim de semana (03 a 05), Muniz Freire comemorou os 134 anos da Imigração Italiana em Muniz Freire. A festa, intitulada "Tra le Valli e le Montagne", não acontecia há 31 anos e foi um verdadeiro sucesso, reunindo moradores da cidade e muita gente de fora. O evento foi organizado pela Associação Gastronômica e Cultura de Muniz Freire – AGAC, com o apoio da Prefeitura de Muniz Freire por meio de sua Secretaria de Desporto, Cultura e Turismo.

A programação, repleta de atividades, começou na sexta-feira (03), com uma missa especial na Igreja Matriz, que contou com as presenças de representantes dos descendentes de várias famílias italianas. Destaque para a apresentação dos coros Veni Creator Spíritus e Stella Degli Alpini.

Mais tarde, já na rua Félix Machado, que foi fechada e especialmente ambientada para o evento, os presentes puderam assistir a apresentação da Cia Radici Cittá di Torino, que fez uma bela performance de teatro e dança. Na sequência, shows com as bandas Gioco di Mora Marofagy. Tudo, claro, regado por um bom vinho e muita comida das nonas.

No sábado (04), a programação da tarde incluiu três aulas-show. O chefe Thierry Mendonça ensinou os segredos de uma boa pizza, Já a chefe Aline Coli compartilhou sua expertise no preparo do clássico tiramisu, uma das mais conhecidas e apreciadas sobremesas italianas. A chefe muniz-freirense Carol Areias preparou sua receita de Involtini de tilápia, e o chefe Renato Santos, do Senac, encerrou a tarde de delícias com menestra de polenta. Todos os pratos puderam ser apreciados pelo público presente.

 Um dos momentos mais esperado da festa foi a Serenata Veneziana, que percorreu as ruas da cidade na noite de sábado. Saindo da rua Antônio Deps, a serenata fez paradas marcantes na praça e na Pizaria Mama Neri, antes de chegar na Casa da Cultura, onde aconteceu um belíssimo dueto.

Após a serenata, houve apresentação especial da Lira Munizfreirense e, fechando a noite, show com a Banda Zen.
No domingo (05), último dia da festa, teve almoço coletivo com um prato bem conhecido dos muniz-freirenses e tradicional nas cozinhas dos descendentes de italianos, o frango com macarrão. Foi um momento especial de reunião de famílias inteiras, com adultos e crianças celebrando uma das culturas mais ricas do mundo. Para acompanhar, muita música boa com Gilson Santos, que encantou a todos com seu saxofone e Cristiano Costa.

A festa contou com a presença da equipe do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, com a unidade móvel do Arquivo Itinerante, onde os interessados puderam solicitar o "Registro de Entrada do Imigrante", documento que traz os dados catalogados dos membros das famílias que imigraram para o estado, permitindo aos descendentes obterem informações sobre os seus antepassados.

De acordo com o secretário de Desporto, Cultura e tursimo, Mário Spadetti, a Festa do Imigrante Italiano de Muniz Freire "Tra le Valli e le Montagne" foi um verdadeiro sucesso, resgatando e celebrando as tradições italianas que fazem parte da história e da identidade da região. "É mais uma festa que estamos resgatando e incluindo no calendário de eventos de Muniz Freire. Foi um evento que aconteceu muito pelo empenho da AGAC e de vários voluntários que não mediram esforços e nem criatividade, para fazer esse retorno em grande estilo", concluiu Mário Spadetti.
Prefeitura de Muniz Freire

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/