Passeata mobiliza alunos e comunidade contra a violência doméstica em Dores
A passeata foi promovida em alusão à campanha Agosto Lilás e percorreu ruas da cidade, na manhã desta quarta-feira (27)
Em alusão à campanha Agosto Lilás, a Prefeitura de Dores do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoveu uma passeata pelas ruas da cidade, na manhã desta quarta-feira (27). Agosto é o mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.
A mobilização contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Cristina Peixoto. Com cartazes, faixas e mensagens de apoio, eles demonstraram o compromisso com a causa e ajudaram a levar informação à população sobre os diferentes tipos de violência doméstica e os canais de denúncia disponíveis. A ação contou com o apoio da Polícia Militar que garantiu a segurança e organização durante o percurso da passeata.
A campanha Agosto Lilás tem como objetivo sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância do combate à violência contra a mulher, promovendo a igualdade de direitos, o respeito e a dignidade. Durante todo o mês, são realizadas palestras, rodas de conversa, ações nas escolas e atividades públicas voltadas à prevenção da violência e ao fortalecimento da rede de apoio às vítimas.
Crime
A Secretaria de Assistência Social de Dores do Rio Preto destaca a importância de todos estarem atuando juntos em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violência. Destacando que a violência contra a mulher é crime. E uma das maneiras de atuar é denunciando qualquer tipo de violência, o que pode ser feito pelo telefone 180. No Espírito Santo também é possível fazer a denúncia pelo telefone 181 e, em casos de flagrante, a pessoa leve acionar a Polícia Militar pelo 190.
A secretária municipal de Assistência Social, Maria Izabel de Souza, ainda ressalta o comprometimento diário de sua equipe e dos profissionais do CREAS, na proteção das mulheres. E agradece, também, aos alunos, professores e direção da Escola Municipal Cristina Peixoto e Secretaria Municipal de Educação, pela dedicação e envolvimento na causa, além da Polícia Militar, pelo apoio logístico e segurança durante a ação. "E a toda comunidade que participou, apoiou e ouviu com atenção a mensagem levada pelas ruas", enfatiza.
Comentários: