Governo do Estado lança 1ª Olimpíada Capixaba de Matemática (OCMAT)
As inscrições deverão ser realizadas pelas unidades escolares entre os dias 17 de março e 4 de abril, exclusivamente, por meio do portal Matemática na Rede
Com o objetivo de fortalecer o ensino da Matemática e despertar o interesse dos estudantes pela disciplina, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), está lançando a 1ª Olimpíada Capixaba de Matemática (OCMAT). As inscrições deverão ser realizadas pelas unidades escolares entre os dias 17 de março e 4 de abril, exclusivamente, por meio do portal Matemática na Rede, e a competição será realizada em três fases.
Alinhada ao Mapa Estratégico 2023/2026, a iniciativa de lançar a OCMAT ocorre após a divulgação dos resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). Os dados de 2024 do Ensino Médio mostram um aumento de 8 pontos na proficiência média em Matemática, na rede estadual. No entanto, de acordo com a Sedu, o desafio ainda é grande, já que 49% dos estudantes, da 3ª série do Ensino Médio, apresentaram desempenho abaixo do nível básico. Enquanto apenas 6% atingiram o nível avançado.
Deste modo, a competição surge como uma estratégia, da Secretaria Educação, para tentar reverter esse cenário. A ideia é estimular o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas. Além disso, a olimpíada busca incentivar a participação em outros desafios científicos e tecnológicos. Segundo a Sedu, isso poderá contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes em exames de larga escala, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Impacto
Diante disso, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destaca que, ao incentivar a Matemática de forma lúdica e desafiadora, a OCMAT terá o potencial de impactar positivamente o futuro acadêmico e profissional dos estudantes capixabas, contribuindo para uma educação de qualidade e para a formação de uma nova geração de talentos na área. "Estamos retomando esse projeto, um projeto importante no ano em que 'Conexões Matemáticas' é justamente o tema da rede estadual", ressalta.
O secretário destaca que apenas as escolas da rede estadual podem fazer as inscrições dos seus estudantes. "Por isso, quero incentivar os alunos a participarem da olimpíada, seus professores de Matemática da nossa rede a mobilizarem seus alunos e, é claro, os gestores escolares a organizarem essas inscrições", frisa Vitor de Angelo.
A OCMAT
As inscrições para a Olimpíada Capixaba de Matemática (OCMAT) deverão ser realizadas pelas unidades escolares entre os dias 17 de março e 4 de abril, exclusivamente, por meio do portal Matemática na Rede (Clique aqui e acesse), assim como estabelecido no regulamento oficial (Confira o documento).
A competição será realizada em três fases, começando com uma prova objetiva aplicada nas escolas participantes. A segunda fase, em centros regionais de aplicação e a terceira será composta por uma prova discursiva. Os estudantes serão divididos em quatro níveis, abrangendo desde o 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
A Sedu explica que, buscando a equidade de gênero, a OCMAT vai garantir a destinação de 50% das vagas e medalhas para meninas e 50% a meninos. No total, serão distribuídas 720 medalhas, sendo 160 de ouro, 240 de prata e 320 de bronze. Os medalhistas de ouro receberão a honraria em uma cerimônia estadual promovida pela Sedu. Enquanto os que ganharem as medalhas de bronze e prata serão premiados em cerimônias regionais organizadas pelas Superintendências Regionais de Educação (SRE).
Comentários: