Governo do Estado lança 1ª Olimpíada Capixaba de Matemática (OCMAT)

Governo do Estado lança 1ª Olimpíada Capixaba de Matemática (OCMAT)

As inscrições deverão ser realizadas pelas unidades escolares entre os dias 17 de março e 4 de abril, exclusivamente, por meio do portal Matemática na Rede  

Com o objetivo de fortalecer o ensino da Matemática e despertar o interesse dos estudantes pela disciplina, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), está lançando a 1ª Olimpíada Capixaba de Matemática (OCMAT). As inscrições deverão ser realizadas pelas unidades escolares entre os dias 17 de março e 4 de abril, exclusivamente, por meio do portal Matemática na Rede, e a competição será realizada em três fases.

Alinhada ao Mapa Estratégico 2023/2026, a iniciativa de lançar a OCMAT ocorre após a divulgação dos resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). Os dados de 2024 do Ensino Médio mostram um aumento de 8 pontos na proficiência média em Matemática, na rede estadual. No entanto, de acordo com a Sedu, o desafio ainda é grande, já que 49% dos estudantes, da 3ª série do Ensino Médio, apresentaram desempenho abaixo do nível básico. Enquanto apenas 6% atingiram o nível avançado.

Deste modo, a competição surge como uma estratégia, da Secretaria Educação, para tentar reverter esse cenário. A ideia é estimular o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas. Além disso, a olimpíada busca incentivar a participação em outros desafios científicos e tecnológicos. Segundo a Sedu, isso poderá contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes em exames de larga escala, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Impacto

Diante disso, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destaca que, ao incentivar a Matemática de forma lúdica e desafiadora, a OCMAT terá o potencial de impactar positivamente o futuro acadêmico e profissional dos estudantes capixabas, contribuindo para uma educação de qualidade e para a formação de uma nova geração de talentos na área. "Estamos retomando esse projeto, um projeto importante no ano em que 'Conexões Matemáticas' é justamente o tema da rede estadual", ressalta.

O secretário destaca que apenas as escolas da rede estadual podem fazer as inscrições dos seus estudantes. "Por isso, quero incentivar os alunos a participarem da olimpíada, seus professores de Matemática da nossa rede a mobilizarem seus alunos e, é claro, os gestores escolares a organizarem essas inscrições", frisa Vitor de Angelo.

A OCMAT

As inscrições para a Olimpíada Capixaba de Matemática (OCMAT) deverão ser realizadas pelas unidades escolares entre os dias 17 de março e 4 de abril, exclusivamente, por meio do portal Matemática na Rede (Clique aqui e acesse), assim como estabelecido no regulamento oficial (Confira o documento).

A competição será realizada em três fases, começando com uma prova objetiva aplicada nas escolas participantes. A segunda fase, em centros regionais de aplicação e a terceira será composta por uma prova discursiva. Os estudantes serão divididos em quatro níveis, abrangendo desde o 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

A Sedu explica que, buscando a equidade de gênero, a OCMAT vai garantir a destinação de 50% das vagas e medalhas para meninas e 50% a meninos. No total, serão distribuídas 720 medalhas, sendo 160 de ouro, 240 de prata e 320 de bronze. Os medalhistas de ouro receberão a honraria em uma cerimônia estadual promovida pela Sedu. Enquanto os que ganharem as medalhas de bronze e prata serão premiados em cerimônias regionais organizadas pelas Superintendências Regionais de Educação (SRE). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 31 Março 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado