Prevenção de golpe contra idoso é tema de projeto

Prevenção de golpe contra idoso é tema de projeto

Matéria cria campanha permanente de orientação contra fraudes, a ser realizada no mês de outubro 

O deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) está preocupado com o aumento da violência financeira e patrimonial contra pessoas idosas no país. Para evitar, no Espírito Santo, esse tipo de crime, que acontece em grande parte por meio de golpes pelo celular e internet, ele propõe a instituição de uma semana estadual de caráter educativo e preventivo.

De acordo com o Projeto de Lei (PL) 888/2023, a Campanha de Orientação a Idosos contra Fraudes e Golpes será realizada na semana que inclua 1º de outubro - Dia Estadual do Idoso.

Em seminários, palestras, recursos audiovisuais e outras formas de divulgação, o público acima de 60 anos será alertado sobre os riscos de navegação virtual. Os idosos serão orientados também a não confirmarem dados bancários e de crédito em caso de o serviço que necessite dessas informações não ter sido solicitado.

Um dos alvos da campanha preventiva está relacionado aos golpes aplicados por ligação telefônica. Por se tratar de um meio pelo qual boa parte dos golpes acontece, a orientação reforça a importância de não fornecer dados pessoais a pessoas desconhecidas.

Golpes
Segundo a diretora do Procon Assembleia, Giovanna Chiabai, no ano passado o órgão atendeu mais de 200 casos de fraudes financeiras contra pessoas da 3ª idade. Um deles envolveu um idoso que sofreu desfalque de R$ 120 mil num golpe em que os bandidos fizeram vários empréstimos consignados. Ela disse que os criminosos virtuais conseguiram invadir o celular da vítima a partir de um clique indevido dado num link enviado para um aplicativo.

Fonte: Ales

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 02 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado