Como emitir ou renovar o Certificado de Registro de Atividade Florestal (CRAF) no Espírito Santo
Atividades florestais sem registro podem resultar em autuação, embargo, interdição e apreensão de materiais
O processo para emissão e renovação do Certificado de Registro de Atividade Florestal (CRAF) no Espírito Santo passou a ser totalmente digital e deve ser feito pelo site do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). A mudança tem o objetivo de facilitar o acesso dos requerentes e agilizar os trâmites internos.
Segundo o diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, a digitalização dos serviços amplia a praticidade para o cidadão, mas o atendimento presencial segue disponível nas unidades do Instituto para pequenos produtores com dificuldade de acesso à internet.
O CRAF é obrigatório para pessoas físicas ou jurídicas que exploram, beneficiam, consomem, transformam, industrializam, utilizam ou comercializam produtos e subprodutos florestais, como madeira, lenha, cascas, folhas e sementes. O certificado tem validade até 31 de dezembro e deve ser renovado todos os anos, entre 1º de janeiro e 31 de março.
Mais informações sobre o serviço, a lista de documentos exigidos e o passo a passo para solicitação estão disponíveis no portal do Governo do Espírito Santo: acesse aqui.
O Idaf alerta que atividades florestais sem registro podem resultar em autuação, embargo, interdição e apreensão de materiais. Em caso de encerramento das atividades, também é necessário solicitar o cancelamento formal do registro no mesmo endereço eletrônico.
Fonte: Idaf-ES
Comentários: