Projeto Água Limpa: mais de 200 famílias da zona rural de Muniz Freire terão esgoto doméstico tratado

Projeto Água Limpa: mais de 200 famílias da zona rural de Muniz Freire terão esgoto doméstico tratado

Projeto é fruto de uma parceria com o Governo do Estado e está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos


A Prefeitura de Muniz Freire está implementando o Projeto Água Limpa. Trata-se de um investimento de R$ 943.259,87, que irá beneficiar, nesse primeiro momento, 212 famílias da zona rural que moram na área de influência do manancial que abastece o município com o tratamento do esgoto doméstico a partir da instalação de biodigestores. O projeto é fruto de uma parceria com o Governo do Estado e está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. As ordens de serviço foram assinadas nas comunidades beneficiadas na Sede e nos distritos de Piaçu e Menino Jesus.

O Prefeito de Muniz Freire, Dito Silva, destacou a importância deste projeto. "Com essa iniciativa, vamos gerar impactos positivos significativos em nossa comunidade, contribuindo para a preservação do meio ambiente, a melhoria da saúde da população e a promoção de um direito básico de todo cidadão: o acesso a saneamento adequado", destacou o prefeito Dito Silva.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, os biodigestores são uma tecnologia sustentável que permite o tratamento eficaz de resíduos orgânicos, incluindo esgoto doméstico, transformando-os em biogás e fertilizantes ricos em nutrientes.

"Com os biodigestores, estaremos contribuindo para a preservação de nossos recursos hídricos, vitais para a qualidade de vida e para a biodiversidade local. Além disso, a instalação de biodigestores melhora diretamente a saúde da população, reduzindo o risco de doenças transmitidas pela água", afirmou o secretário da pasta, Douglas Caçador.

Outro aspecto relevante do Projeto Água Limpa é a promoção da sustentabilidade e da agricultura familiar. Os resíduos transformados em fertilizantes pelos biodigestores podem ser utilizados para melhorar a fertilidade do solo, aumentando a produtividade agrícola, o que fortalece a economia local e contribui para a segurança alimentar de nossa população.

"Os biodigestores são uma solução econômica e ecologicamente correta, eliminando a necessidade de caminhões limpa-fossa e permitindo o aproveitamento dos resíduos como biofertilizante", complementou Douglas Caçador.

Nas próximas semanas, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos estarão percorrendo as propriedades contempladas no Projeto Água Limpa, para a instalação dos biodigestores, sem custo algum para as famílias beneficiadas. A expectativa do Município é avançar com o projeto para outras comunidades rurais. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/