Rafar Esquadrias: produção de madeira serrada e resíduos da madeira de florestas plantadas

Rafar Esquadrias: produção de madeira serrada e resíduos da madeira de florestas plantadas

 Há 11 anos produzindo tudo o que há de melhor em madeira para a sua casa

Ronaldo Amorim Nunes Sodré - gerente administrativo da Rafar Esquadrias.
A Rafar Esquadrias é um empreendimento voltado para o ramo de esquadrias e madeiras em geral, localizada no município de Iúna tendo como sócios-proprietários Ronaldo Amorim Nunes Sodré (Gerente Geral), Fábio Amorim Nunes e Rodrigo Amorim Nunes. A empresa foi fundada em abril de 2012, tendo o seu início de funcionamento em um galpão anexo à empresa Unimag na Rodovia Mikeyl Shequer ES-185, KM 07, Zona Rural, Irupi. Em 2016, a empresa veio a se estabelecer na sede do município de Iúna, ocupando uma área de 5.000 mil m2 entre galpões e área de pátio para descarregamento e alojamento de madeiras.

De acordo com Ronaldo, o investimento inicial de capital financeiro nos negócios se deu com R$ 20.000 e que com conhecimento comercial da área e o bom planejamento fez com que o empreendimento crescesse. No início se utilizava somente produtos como eucalipto e madeira reflorestada para produção das peças que depois veio aderir também às madeiras de lei.

"Fomos nos estruturando e comprando maquinário, fizemos investimentos em veículos para transporte das cargas e também investimos no projeto de aquisição da energia solar, o que nos gerou uma grande economia de gastos. Hoje temos uma estrutura sólida e bem grande que mesmo durante as crises, como a da pandemia, se mantém estruturada e que continua o seu crescimento", afirma Ronaldo.
Ronaldo com seus irmãos Fábio e Rodrigo e o pai Ailton - sócios proprietários da Rafar Esquadrias.

A empresa conta com cerca de 35 a 40 funcionários diretos, fora os indiretos; e atende clientes em todo o Estado do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira, Belo Horizonte, Serra da Canastra, Bahia, Piauí e Alagoas.

A empresa contém uma visão de crescimento constante sendo uma fonte de geração de emprego, renda e economia para o município, estado e até mesmo a união através dos seus impostos que são recolhidos na fonte. Hoje trabalhamos com uma variedade de produtos com qualidade e acabamento de primeira linha, prezando por um atendimento onde o cliente seja atendido da melhor forma possível e que os seus pedidos cheguem até ele de forma intacta e dentro dos prazos estabelecidos.

Segundo Ronaldo, os principais desafios em se empreender são o alto custo da carga tributária e burocracias no sistema, além da falta de segurança, onde muitas vezes teve que lidar com consequentes furtos de cargas. "Por conta disso, tivemos que investir mais em segurança", relata o empresário.

Ronaldo Amorim Nunes Sodré, conta que a empresa trabalha no comércio varejista de madeiras atendendo todas as cidades do entorno da região do Caparaó, Espirito Santo, entre outros estados e ressalta a importância do empreendimento na geração de renda para a região. "Embora a principal fonte de renda de Iúna seja o café, como empreendedor vejo muito potencial nessa área do empreendedorismo do ramo de madeiras. Iúna depende de um desenvolvimento industrial maior e de pessoas que tenham coragem de empreender, para trazer mais investimentos de empresas de fora para o município".

A empresa Rafar Esquadrias está localizada na Av. Aminthas Osório de Matos, nº 621, bairro Niterói, Iúna. Os telefones de contato são (28) 3545-2254 e (28) 99935-2906. 

Grupo de colaboradores da Rafar Esquadrias.
Ronaldo e sua mãe Cenyr.

 Conheça um pouco da história e trajetória de vida de Ronaldo Rafar

Ronaldo com a esposa Cirlene e suas filhas Rayssa e Letycia.
Ronaldo Amorim Nunes Sodré, 36 anos, nascido em 06 de junho de 1987 no munícipio de Iúna-Es. É casado com Cirlene Soares Sodré Amorim, com quem tem duas filhas, Rayssa Amorim Sodré de 9 anos e Letycia Amorim Sodré de 5 anos. Ronaldo é filho de Ailton Nunes Rodrigues e Cenyr Amorim Ferreira.

Ronaldo é formado em Administração de Empresas pela faculdade DOCTUM. Empresário, agricultor, líder evangélico, Presbítero, Dirigente da Congregação Assembleia de Deus Manduca Campo de Iúna que tem como Pastor Presidente Margarino Celestino de Medeiros.

Ronaldo cursou as séries inicias do primário em escolas rurais do município de Iúna e cursou o ensino fundamental entre o 5º e 8º ano na escola Dr. Nagem Abikahir e o ensino médio na Escola Henrique Coutinho. Sua graduação em administração de empresas se deu na faculdade DOCTUM de Iúna entre os anos de 2006 e 2010, sendo cotista 100% por meio do PROUNI, tendo alcançado a maior nota entre os estudantes do munícipio no ENEN do ano de 2005. Essa bolsa possibilitou a sua formação, pois não havia condições financeiras para pagar as mensalidades.

Líder religioso foi homologado Presbítero da 1ª Igreja Assembleia de Deus de Iúna, presidida pelo pastor Margarino Celestino de Medeiros, estando à frente dos trabalhos religiosos da Congregação Manduca que está localizada no distrito de Nossa Senhora das Graças.

Ronaldo conta "comecei a trabalhar desde muito cedo, primeiramente como vendedor de picolés, de 1999 a 2005 juntamente com meu pai, iniciei o trabalho como ajudante de marcenaria na Madeiras Vinand, trabalho este desempenhado naquela empresa por 6 anos. Em 2006, recebi um convite de trabalho do casal de empresários João Elias Alcuri Quarto e Madalena Viana Quarto, para exercer o cargo de gerente na loja João e Maria onde desempenhei minhas funções até o ano de 2014, ou seja 9 anos de serviços prestados.

No dia 12 de abril de 2012, Ronaldo juntamente com os dois irmãos Fábio Amorim Nunes e Rodrigo Amorim Nunes, fundaram a empresa Rafar Esquadrias anexo à empresa Unimag em Irupi. "Começamos com 20 mil reais emprestados junto ao SICOOB, lá permanecemos até a data do mês de fevereiro do ano de 2016. A partir dessa data nos mudamos para o endereço atual onde permanecemos com a empresa funcionando até os dias atuais. Éramos somente nós 3 irmãos trabalhando quando começamos e hoje contamos com um quadro de funcionários de 35 a 40 colaboradores que atuam na empresa" relata o empresário que a partir do ano de 2020 também se tornaram produtores rurais. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/