Relíquias de São Vicente de Paulo estarão em Iúna até esta quarta-feira (20)

Relíquias de São Vicente de Paulo estarão em Iúna até esta quarta-feira (20)

O momento de devoção está sendo realizado em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e já aconteceu em Alegre na segunda-feira  

As Relíquias de São Vicente de Paulo estão em Iúna, desde esta terça-feira (19), na sede da Sociedade de São Vicente de Paulo, no bairro Quilombo, que está promovendo a iniciativa e onde permanecerão, para visitação, até esta quarta (20). O momento de devoção está sendo realizado em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e será marcada por orações, celebrações e ações de graças.

A programação foi aberta na manhã desta terça, com a chegada das Relíquias, e segue com a celebração da Santa Missa, também na comunidade São Vicente de Paulo, às 15 horas, e com o Terço Mariano, às 18h30. Às 19h30, acontece a Santa Missa Festiva em comemoração aos 55 anos da Sociedade de São Vicente de Paulo, celebrando mais de meio século de presença viva de caridade na comunidade. As visitas serão encerradas às 22 horas.

Nesta quarta-feira, será celebrada a Santa Missa de encerramento e envio das três Relíquias que estão em Iúna, também na comunidade São Vicente de Paulo. Uma relíquia de primeiro grau (osso de sua costela) e outras duas consideradas de segundo grau (uma carta escrita por São Vicente para Santa Luísa de Marillac, em 1630, e um pedaço de sua túnica). 

Peregrinação

"A presença das relíquias não é apenas uma visita simbólica, mas uma ocasião de graças abundantes para todo o povo de Deus, capaz de renovar o ardor missionário e reacender o compromisso com os mais necessitados", destaca o Vigário Episcopal para Ação Pastoral, padre João Batista Maroni – que já foi pároco de Iúna.

A peregrinação das relíquias faz parte das comemorações dos 400 anos da Congregação da Missão (CM) de São Vicente de Paulo que teve início no dia 12 de abril de 2024. O intuito da iniciativa é que as relíquias passem por todas as dioceses do Brasil, até março de 2028. 

Alegre

As Relíquias de primeiro grau de São Vicente de Paulo estão na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – que congrega as paróquias da região do Caparaó Capixaba – desde esta segunda-feira (18), onde permanecerão até a próxima segunda-feira (24). O santo é venerado pela Igreja Católica por ser conhecido pela sua entrega ao serviço dos pobres e pela fundação da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade.

Na segunda-feira, as Relíquias estiveram na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alegre, no período da tarde, onde permaneceram expostas na Igreja Matriz e os fiéis puderam realizar momentos de oração e veneração pessoal. No início da noite, foi celebrada a Santa Missa, reunindo toda a comunidade paroquial e visitantes.

Na manhã desta terça-feira, após um momento de oração e despedida, as relíquias seguiram em peregrinação para a Paróquia de Iúna, dando continuidade ao roteiro pela Diocese. Um cortejo acompanhou a partida.

A presença das relíquias é sempre uma ocasião especial para a Igreja Católica, pois aproxima os fiéis da vida e da missão do santo. São Vicente de Paulo, conhecido como o "Pai da Caridade", dedicou sua vida ao serviço dos pobres e doentes, tornando-se um exemplo de entrega e amor ao próximo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 20 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado