Alunos do Ifes cometem possível injúria racial contra trabalhadora em Venda Nova do Imigrante
A instituição publicou uma nota de repúdio em suas redes sociais e informou que o caso será apurado
O Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Venda Nova do Imigrante, publicou em suas redes sociais na tarde de terça-feira, 25/11, uma nota de repúdio referente à um episódio de injúria racial praticado por, segundo a nota, "estudantes da instituição".
De acordo com a publicação, uma trabalhadora foi alvo de ofensas enquanto entregava panfletos na rua, na terça-feira (25). "O Ifes condena, de forma veemente, quaisquer atos de preconceito, discriminação ou violência que atentem contra a dignidade humana e os valores que norteiam nossa instituição", informou a instituição.
O fato ocorreu fora do ambiente institucional. O Ifes informou ainda que "os acontecimentos serão devidamente apurados". Confira abaixo a nota completa:
NOTA DE REPÚDIO
"O Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Venda Nova do Imigrante vem a público manifestar seu mais profundo repúdio ao episódio de injúria racial ocorrido nas proximidades de nossas dependências no início da tarde de ontem (24/11). Uma trabalhadora que entregava panfletos foi alvo de ofensas inaceitáveis por parte de indivíduos que, ao que tudo indica, são estudantes da instituição.
O Ifes condena, de forma veemente, quaisquer atos de preconceito, discriminação ou violência que atentem contra a dignidade humana e os valores que norteiam nossa instituição.
Temos uma trajetória sólida de promoção da diversidade, da equidade e da defesa da dignidade humana. Contamos com núcleos, projetos e ações permanentes de combate ao racismo e a todas as formas de preconceito. Trabalhamos para formar profissionais, que não compactuam com violência racial, discriminação ou qualquer prática que fira a integridade de alguém.
Reafirmamos nosso compromisso com a promoção da igualdade, do respeito e da valorização da diversidade em todos os nossos espaços. Ainda que o fato tenha ocorrido fora do ambiente institucional, informamos que os acontecimentos serão devidamente apurados.
Não compactuamos com atitudes que contrariem nossos princípios institucionais e reforçamos que o Ifes seguirá empenhado na promoção de ações educativas, preventivas e de enfrentamento a todas as formas de preconceito e discriminação".
Comentários: