Copa Dores do Rio Preto Sub-13 vai além do futebol com inclusão e formação cidadã
Competição reuniu equipes da região, no último sábado, e a final foi disputada entre a Escolinha do Faísca (Núcleo Tombense – Espera Feliz) e Nova Geração (Caiana)
Foi realizada no último sábado (7), em Dores do Rio Preto, a Copa Dores do Rio Preto de Futebol de Base – Sub-13, competição que ultrapassa os limites do esporte e se consolida como uma importante ferramenta de transformação social, integração regional e formação cidadã. O torneio foi destinado exclusivamente a atletas nascidos em 2013 e 2014 e, no final, o título ficou com Escolinha do Faísca, de Espera Feliz (MG).
Participaram da competição quatro equipes: Dores do Rio Preto, Pedra Menina, Escolinha do Faísca (Núcleo Tombense – Espera Feliz - MG) e Nova Geração (Caiana-MG), que também contribuíram diretamente na organização do evento. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto que garantiu café da manhã, almoço e lanche para os atletas.
A abertura oficial contou com a presença do prefeito Thiaguinho, da secretária municipal de Esporte, Josi Gomes, e do vereador Professor Gugu, além dos treinadores Lucas Beneli (Dores do Rio Preto), Márcio (Caiana), Faísca (Espera Feliz) e Bira (Pedra Menina).
Durante o evento, o prefeito destacou a importância do investimento no esporte desde a infância. "Valorização é importante, é preciso investir nas crianças e no esporte", afirmou Thiaguinho.
Resultado da final
A Copa seguiu normas adaptadas da Federação Paulista de Futebol (FPF). As partidas foram disputadas em dois tempos de 30 minutos, no sistema "todos contra todos", classificando os dois melhores colocados para a grande final que foi disputada entre Caiana e Escolinha do Faísca (Núcleo Tombense – Espera Feliz), ambas com duas vitórias na fase classificatória. A partida terminou empatada em 2 a 2, e nos pênaltis, a vitória ficou com a Escolinha do Faísca (Espera Feliz).
Em sua mensagem aos jovens atletas, o vereador Professor Gugu reforçou o espírito do evento. "O que importa é participar. O resultado é de menos, porque o que vale é o esporte", disse.
Premiação e destaques individuais
- Troféus para o 1º e 2º colocados
- Medalhas para todos os atletas participantes
- Melhor goleiro: Deiverson (Dores do Rio Preto)
- Artilheiro: Mateus (Pedra Menina)
Organização e formato da competição
Além de incentivar o esporte, a competição também teve impacto positivo na economia local. Segundo a organização, o evento movimentou o comércio, fortaleceu o turismo esportivo e consolidou Dores do Rio Preto como referência no desenvolvimento do futebol de base no Caparaó. "O esporte, além de formar atletas, forma cidadãos", destacou a organização.
Comentários: