Turismo capixaba cresce acima da média nacional

Turismo capixaba cresce acima da média nacional

Atividades turísticas no Espírito Santo aumentaram 4,1% em junho, sendo o segundo maior percentual do ano, enquanto o Brasil teve crescimento de 3,4%, de acordo com o IBGE 

O turismo capixaba está em alta, o setor cresceu 4,1% em junho, ao ser comparado a maio, sendo que esse aumento é o terceiro consecutivo acima da média nacional, de 3,4%. 

A análise dos dados é do Connect da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), com base no Índice de Atividades Turísticas (Iatur), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostrou ainda que, após uma forte queda das atividades turísticas capixabas em dezembro de 2023 (-7,9%), praticamente em todos os meses, com exceção de março, o setor de turismo apresentou variações mensais positivas. Junho foi o período com o segundo maior percentual no ano, atrás apenas do dado registrado em janeiro (4,7%).

Apesar do crescimento, o turismo não chegou ao nível de junho de 2023, tendo um desempenho levemente inferior (-0,8%), mas é um sinal positivo de que o setor está em recuperação, de acordo com os especialistas Ana Carolina Julio e Felipe Montini, responsáveis pela análise dos dados no Relatório Connect, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

O Iatur indicou também que o desempenho do setor turístico capixaba melhorou consideravelmente no segundo trimestre deste ano, após variações positivas em abril, maio e junho. "Enquanto o volume de atividades no 1º trimestre foi 11,4% menor em relação ao mesmo período de 2023, no segundo trimestre, a queda foi de 6,1%. Isso indica uma boa recuperação do segmento, com uma tendência positiva para os próximos meses", prevê o Relatório Connect.

Uma das causas para a ampliação do turismo no Espírito Santo é o nível de preços dos produtos turísticos. Isso porque, de modo geral, os valores subiram menos na Grande Vitória (2,14%) do que no Brasil (2,48%) neste ano. Houve queda nos custos de passagens aéreas (-51,46%), passagens de ônibus interestadual (-3,14%) e nos pacotes turísticos (-17,06%). De acordo com os especialistas do relatório, tudo isso contribui para o aumento no número de turistas no estado. 

Fonte: Em Dia ES

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 16 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado