Bombeiros realizam treinamento para busca de vítimas em afogamentos

Bombeiros realizam treinamento para busca de vítimas em afogamentos

O treinamento visa preparar os militares para a busca de vítimas desaparecidas em rios, lagos, cachoeiras e represas  

Diante da maior possibilidade de afogamentos, neste período de Verão, e de enchentes com chuvas mais constantes, militares do Posto Avançado de Iúna, do Corpo de Bombeiros, realizaram treinamento específico para essas situações, visando a busca de vítimas. O treinamento aconteceu na manhã de sexta-feira (2), na piscina do Iúna Campestre Clube (ICC).

O treinamento visa preparar os militares para a busca de vítimas desaparecidas em rios, lagos, cachoeiras e represas. Eles utilizaram equipamentos para buscas superficiais de afogados, tais como botes infláveis, roupa de mergulho, flutuador (life belt)e equipamentos para o suporte da vítima.

Esses equipamentos são utilizados em técnicas de varredura nas bordas e no meio do corpo hídrico, mapeando o relevo e o terreno. Caso haja profundidades maiores no local, esse mapeamento é repassado à equipe de mergulho que é especializada em buscas em áreas mais profundas.

Conforme destaca o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), para ser um bombeiro, não é necessário ser um exímio nadador, mas é imprescindível que se tenha uma boa familiarização com o meio aquático. Por isso, a importância dos treinamentos diários, a fim de melhorar o condicionamento físico e aprimorar as técnicas, visando realizar um salvamento de qualidade.

O CBMES destaca que a missão da corporação é prevenir os afogamentos, seguindo o lema de que "prevenir é salvar". Esse trabalho de prevenção se tornou fundamental, diante do crescente número de pessoas que desfrutam do meio hídrico, para o banho, natação e a prática de esportes, em praias, piscinas, rios e lagos.

Os afogamentos são muito comuns no período de Verão. Além disso, existe ainda o risco de alagamentos e enchentes, já que as chuvas são mais constantes e volumosas, o que deixa as casas construídas as margens dos rios expostas aos riscos. E, em caso de emergência, a pessoa deve ligar para 193 – Corpo de Bombeiros Militar do Espirito Santo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/