Testes que previnem câncer de colo de útero são ofertados em Iúna
O município aderiu à expansão do Programa de Rastreamento do Papilomavírus Humano (HPV), principal responsável pelo câncer de colo do útero
O município de Iúna, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à expansão do Programa de Rastreamento de HPV, principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de colo do útero. Durante este mês de agosto, estão sendo ofertadas os testes de DNA-HPV, em cada unidade de saúde, conforme programação de cada uma delas.
Conforme explica a Secretaria Municipal de Saúde, o exame serve para detectar a presença do material genético (o DNA) do Papilomavírus Humano (HPV), em amostras de células coletadas do colo do útero. A coleta da amostra é muito semelhante à do Papanicolau (Preventivo).
Logo, é um teste rápido e simples que se tornou um grande aliado na prevenção do câncer, especialmente aqueles que afetam as mulheres. E, para fazê-lo, basta procurar a unidade de saúde mais próxima e se informar sobre o que é preciso para ter acesso a esse exame que salva vidas.
Material genético
A Secretaria destaca que, diferente de outros exames que buscam alterações já causadas por uma doença, este identifica a presença do material genético do Papilomavírus Humano, o HPV. Este vírus é o principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de colo do útero e está ligado a outros tipos de tumores.
Caso seja detectado o vírus, a paciente pode ser acompanhada mais de perto e o profissional pode intervir, precocemente, se necessário. Com essa antecedência no tratamento, é possível impedir a progressão para um câncer de colo de útero.
Comentários: