Complexo Fazenda Santa Maria será apresentado a investidores em Muniz Freire

Complexo Fazenda Santa Maria será apresentado a investidores em Muniz Freire

Seminário reúne autoridades e empresários para apresentar oportunidades de investimento no empreendimento  

Projeto do Complexo Turístico, Ambiental e Cultural (Foto Reprodução/Pref. MF)

O projeto do Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria, localizado na zona rural de Muniz Freire, será apresentado, na próxima quarta-feira (28), em seminário dirigido a investidores. O evento será realizado pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae/ES, e tem como objetivo apresentar as oportunidades de investimentos previstas no empreendimento.

O seminário terá início a partir das 13h30, na própria Fazenda Santa Maria, e contará com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, além de empresários, autoridades, representantes de instituições financeiras, cooperativas e empresas do setor cafeeiro. A realização, no próprio espaço onde o Complexo será implantado, conforme os organizadores, permitirá que os potenciais investidores conheçam de perto o projeto que busca fortalecer o desenvolvimento econômico, turístico e cultural do município e da região.

De acordo com o prefeito de Muniz Freire, Dito Silva, o projeto foi construído de forma participativa, com diálogo e planejamento. "O projeto da Fazenda Santa Maria foi pensado para valorizar a riqueza cultural, ambiental e turística da região e essa proposta nasceu a partir da escuta da sociedade, de lideranças regionais e do apoio de parceiros importantes, como o Sebrae", destaca.

PPP

Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, o momento é estratégico para impulsionar o desenvolvimento territorial. "Ao integrar esse empreendimento, o investidor associa sua marca a um projeto inovador, no Espírito Santo, que já nasce com foco no desenvolvimento regional", afirma. "O Complexo foi planejado para se tornar um atrativo âncora do turismo de experiência no Estado", acrescenta. 

Área da Fazenda Santa Maria (Foto Pref. MF)

Rigo também ressalta a importância do envolvimento dos empreendedores e da comunidade. "O senso de pertencimento, aliado à ação, é fundamental para garantir a participação ativa no desenvolvimento local e nos resultados que podem ser alcançados", enfatiza.

Inicialmente, o Complexo Turístico será implantado por meio de um modelo de Parceria Público-Privada (PPP) orientada por atrativos. Nesse formato, cada área ou equipamento poderá ser apadrinhado por investidores, que realizarão aportes financeiros para restauração, reforma ou construção dos atrativos previstos no plano diretor. Conforme o modelo definido, o investidor poderá assumir ou não a operação do espaço, de acordo com sua estratégia de negócio.

Apresentação à comunidade

Recentemente, o projeto foi apresentado à comunidade local, em um encontro que reuniu moradores, autoridades, representantes do trade turístico e empreendedores. Na ocasião, foram apresentados o conceito do Complexo, o diagnóstico arquitetônico e a identidade visual do empreendimento.

A expectativa é que o Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria se consolide como um novo vetor de desenvolvimento sustentável, com geração de empregos e fortalecimento do turismo de experiência em Muniz Freire e no Espírito Santo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 23 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/