Cultura em Toda Parte levou música, teatro e cultura para Patrimônio da Penha
A programação aconteceu no final de semana passado, na sexta (28) e sábado (29), no Parque de Exposições do distrito, com muita música, teatro e cultura popular
O Cultura em Toda Parte 4ª edição – Etapa Central Sul – pegou a estrada e chegou a Patrimônio da Penha, no município de Divino São Lourenço. A programação aconteceu no final de semana passado, na sexta (28) e sábado (29), no Parque de Exposições de Patrimônio da Penha, com muita música, teatro e cultura popular. Além disso, o projeto realizou três ações de formações voltadas aos moradores da região.
Quem abriu a programação da sexta-feira (28), foram os alunos que participaram do Curso de Formação Dinâmica Corporal em Cena, ministrado pelo ator Markus Konká, e que foi realizado de 24 a 28 de novembro, no CREAS de Divino São Lourenço. Na sequência, Samir Carim apresentou as canções do álbum Toca o Xote Aê. "A gente, que é músico autoral, nem sempre tem a oportunidade de apresentar o nosso trabalho, de chegar aos ouvidos das pessoas, de tocar nas rádios", afirma. "Então, participar desse festival tem uma importância muito grande para mim", completa o artista.
Na sequência, a banda Terra sem Males, criada em Patrimônio da Penha, fechou a programação com as canções do EP "Passarin Cantô". "Eu achei inovador. Achei muito bacana essa nova produção, o som muito legal, pessoal muito atencioso, e a gente tocando em casa, uma maravilha. A gente fica super feliz", ressalta Flávio Gomes, voz e violão da banda, que se apresentou ao lado de Guilherme Caldas (voz e violão), Tiaya Godoy (voz e percussão) e Vinícius Sette, como convidado.
Boas-vindas
No sábado (29), o evento foi aberto pelo prefeito de Divino São Lourenço, Dudu Queiroz, e a secretária de Cultura, Relva Rodrigues de Carvalho, que deram as boas-vindas ao público. A programação cultural teve início com a apresentação do grupo de cultura popular Bate-Flecha Simão Pedro, da comunidade de Limo Verde, localizada na zona rural do município.
O grupo, formado por crianças e adultos, fez um cortejo pelas ruas da comunidade com muita dança e música. "A gente fica muito feliz, muito agradecido de poder estar mostrando um pouquinho do nosso trabalho para as pessoas e felizes com o interesse que as pessoas têm com a nossa cultura", afirma Elineia, integrante e filha de uma das fundadoras do grupo que existe desde 1999.
Depois, o cantor e compositor Fernando Zorzal, acompanhado de Pedro Oleare, apresentou o show "10 Anos de Canções" que reúne uma década de seu trabalho autoral. "Acho que o mais especial da noite para mim é que, além das músicas que eu lancei na minha carreira, eu consegui mostrar um pouco das novas músicas que eu compus, inclusive, quando eu morava aqui" relata. "Canções com as temáticas de amor e natureza, e foi uma estreia dessas canções no palco, no lugar em que elas foram criadas", acrescenta Zorzal.
Coração
Seguindo com a programação de sábado, o balanço do reggae tomou conta do palco com a apresentação da banda Alldeia. "É sempre uma satisfação estar no Cultura em Toda Parte, um evento que a gente carrega no coração e, principalmente, estar em Patrimônio da Penha, que é uma de nossas casas, lugar que inspirou a gente, várias das nossas músicas autorais, em que a gente é sempre muito bem recebido", coloca o vocalista da banda, Thiago Soares. "A importância de eventos que valorizam a música autoral é imensa", completa.
Em seguida, o artista Joaoeascoisasnaoessenciais levou para o palco as músicas do álbum "Imerso", além de canções de outras fases da sua carreira. "É a primeira vez que venho fazer show em Patrimônio da Penha, e é muito emblemático para mim, porque o primeiro trabalho que eu fiz, eu compus as músicas em Patrimônio da Penha, dez anos atrás", relembra João. "Uma das minhas primeiras apresentações foi no Cultura em Toda Parte, ainda na pandemia, uma live session, meu début, minha formatura, me oportunizou me lançar como artista, meu primeiro trabalho de gravação com banda e, agora, me coloca para cantar no lugar em que fiz minhas primeiras canções", relata.
Fechando as apresentações, a DJ Águas Cristalinas, classificou o momento como muito especial. "Preparei, com muito carinho, esse set e tentei valorizar muito a música brasileira, mas também incluí uns beats, uns french houses que eu gosto. A galera curtiu, todo mundo dançou", destaca. "Foi uma noite maravilhosa, uma honra estar no Cultura em Toda Parte, na edição de Patrimônio da Penha, valorizando a nossa cultura", acrescenta
Formações
Além das apresentações culturais, o Cultura em Toda Parte – 4ª Edição também é um espaço de formação na área cultural. De 24 a 28 de novembro, aconteceu o curso "Dinâmica Corporal em Cena", ministrado pelo ator Markus Konká, no CRAS de Divino São Lourenço, para público prioritário de pessoas acima de 60 anos e moradores atendidos pelo CRAS.
Na sexta-feira (28), aconteceram duas atividades de formação de curta duração. Na parte da manhã, a Escola Municipal Allan-Kardec Bitencourt Dias recebeu a oficina "Olhar Milenar: Grafismos, Desenhos e Memória Alimentar", com a artista visual, documentarista e cozinheira, Ligia Sancio, exclusiva para os alunos da instituição. Na parte da tarde, na Brinquedoteca Comunitária Curumim, aconteceu a oficina "Jogos e Sentidos", com a professora, atriz e poeta Renata Piona, para crianças de 8 a 12 anos.
A próxima cidade que receberá o Cultura em Toda Parte 4ª Edição - Etapa Central Sul será Muqui, nos dias 12 e 13 de dezembro. A programação gratuita acontecerá no Jardim Municipal da cidade. O evento é uma Caravana Cultural Itinerante, realizada pela Secretaria do Estado da Cultura (Secult-ES), em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. Contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Divino São Lourenço e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
Comentários: