Iúna está entre os municípios beneficiados com o programa Bolsa Técnica
A iniciativa é do Governo do Estado e tem como objetivo ampliar o acesso à educação profissional, visando preparar os capixabas para o mercado de trabalho
O município de Iúna, na região do Caparaó Capixaba, está entre os municípios que contará com vagas para o programa Bolsa Técnica, do Governo do Estado. A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) anunciou a abertura das inscrições para o Edital Bolsa Técnica nº 007/2025 que oferece bolsas integrais para cursos técnicos de nível médio em instituições privadas.
De acordo com a Secti, a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à educação profissional e preparar os capixabas para o mercado de trabalho, fortalecendo a qualificação técnica no Espírito Santo. Ao todo, são 640 vagas, em nove cursos distintos: enfermagem, enfermagem (50% presencial / 50% EAD), análises clínicas, veterinária, segurança do trabalho, mecânica, eletrotécnica, eletrotécnica (80% presencial / 20% EAD) e automação industrial.
Além de Iúna, a oferta de vagas irá atender outros 10 municípios: Aracruz, Barra de São Francisco, Cariacica, Colatina, Guarapari, Marataízes, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. E, para ter acesso ao edital, basta acessar o site secti.es.gov.br/editais-abertos. Já as inscrições podem ser feitas no site selecaoaluno.es.gov.br e vão até o próximo dia 26 de março.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, reforça a importância do programa para o fortalecimento da educação técnica no Espírito Santo. "Com essa iniciativa, garantimos que mais capixabas tenham acesso a uma formação de qualidade, conectada com as demandas do mercado de trabalho", ressalta. "Estamos investindo no futuro da nossa juventude e no desenvolvimento do nosso estado", conclui.
Comentários: