Dores do Rio Preto debateu práticas pedagógicas e docentes em dois dias de seminário

Dores do Rio Preto debateu práticas pedagógicas e docentes em dois dias de seminário

O III Seminário de Boas Práticas teve com o tema "Conexões entre práticas pedagógicas e práticas docentes" nestas quinta (24) e sexta-feira (25)  

Fotos Jacyara Marques Pacheco

O município de Dores do Rio Preto realizou, nestas quinta (24) e sexta-feira (25), o III Seminário de Boas Práticas, com o tema "Conexões entre práticas pedagógicas e práticas docentes", no auditório Francimar Carlos Pinheiro. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Governo do Estado, Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais do Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti), Sistema de Ensino Aprende Brasil e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Na abertura do evento, na manhã de quinta-feira, o seminário teve a presença do prefeito de Dores do Rio Preto, Thiago Lopes Pessoti – Thiaguinho, a secretária municipal de Educação, Esther Simões Oliveira Silva, o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Tavares Oliveira – Professor Gugu, e o assessor do Regime de Colaboração do Subnúcleo Regional de Educação (SRE), de Guaçuí, Aristhotelis Tadeu Tiradentes. 

Todos os presentes destacaram a importância da realização do seminário, para debater as boas práticas nas escolas do município. Justamente o objetivo principal do encontro que foi fomentar e disseminar boas práticas vivenciadas pelas equipes escolares, ocorridas no primeiro semestre do ano de 2025. E, a partir disso, desenvolver ações e tarefas do Ciclo de Gestão do Paes, do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Proeti, utilizando os recursos e materiais didáticos complementares do Paes e materiais didáticos do Sistema de Ensino Aprende Brasil, disponíveis na rede de ensino.

Cultura e palestra

A abertura também contou com o louvor cantado por Juliana Fernandes e a apresentação do Coral "Sons e Vozes do Caparaó", sob a regência do Maestro Matheus Finoti Machado. Além da apresentação cultural dos alunos protagonistas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Djalma de Sá Oliveira, sob a mediação da professora Bianca Lopes Golfeto. Eles apresentaram a atividade "Cultura, Arte e Representatividade na Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER)". 

Em seguida, a consultora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Bianca Helena Terremoto, ministrou palestra sobre o tema central do seminário, "Conexões entre práticas pedagógicas e práticas docentes". A palestrante é graduada em Pedagogia e História, pós-graduada em Orientação Educacional e Psicanálise e atua junto ao município de Dores do Rio Preto, na condução e apoio nos processos pedagógicos e na gestão do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

Oficinas

O que foi avaliado, no encerramento na quinta-feira, serviu como base para a manhã desta sexta-feira, quando foram realizadas várias oficinas. Os temas discutidos foram "Matemática em ação" (com a Educação Infantil e Ensino Fundamental da CMEIEF Cristina Peixoto do Carmo), "Contação de história" (CMEI Cléa Martins Galvêas de Oliveira), "Caminhos da leitura e escrita" (CMEIEF Professora Virgínia Maria de Oliveira Amaral), "ALE – Aperfeiçoando à leitura e escrita de forma lúdica" (EMEF Djalma de Sá Oliveira), "Promovendo conhecimentos no recreio – possibilidades" (CMEIEF Oliveira Nunes da Silva) e a "Musicalização e o desenvolvimento das Múltiplas Habilidades" (Creche Municipal Maria Carvalho Neto). Depois das oficinas, a programação foi encerrada com a avaliação do encontro. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 26 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/