Dores do Rio Preto fica com o Selo Ouro em alfabetização nacional
Município é reconhecido pelo MEC pelo compromisso com a alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental
Dores do Rio Preto alcançou um importante reconhecimento nacional na área da educação ao conquistar o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Ouro, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (9).
Para Dores do Rio Preto, a conquista do Selo Ouro destaca o trabalho sério, o compromisso da administração municipal com a educação pública de qualidade e o cuidado com o futuro das crianças do município. E acrescenta que isso é resultado direto do empenho dos educadores, da atuação dos gestores escolares e do trabalho articulado de toda a rede municipal de ensino que vem investindo em práticas pedagógicas eficazes, planejamento e acompanhamento da aprendizagem.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Edição 2025 reconhece esforços e iniciativas exitosas das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças, especialmente até o 2º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com a edição 48 do Boletim Compromisso, das 5.595 redes de ensino que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), 4.872 realizaram a inscrição e 4.728 (97%) obtiveram algum nível do selo. No panorama geral, entre redes estaduais e municipais, 2.285 foram contempladas com o Selo Ouro, 1.896 com o Selo Prata e 547 com o Selo Bronze.
Critérios e avaliação
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2025 é concedido pelo MEC com base na pontuação obtida pelas secretarias de Educação que aderiram ao CNCA. A avaliação considera práticas de gestão educacional e o Indicador Criança Alfabetizada (ICA).
A classificação é definida a partir de questionários, metas e evidências apresentadas pelas redes de ensino no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC), sendo avaliadas por comitês nacionais. O reconhecimento é dividido nas categorias Ouro, Prata e Bronze, sem valor financeiro, com caráter simbólico e institucional.
O resultado preliminar foi divulgado em janeiro de 2026, com prazo para apresentação de recursos, e o resultado final, confirmado em fevereiro de 2026. A cerimônia oficial de entrega do emblema está prevista para ocorrer em março.
Comentários: