Dores do Rio Preto realiza 1º Encontro de Qualidade de Leite para fortalecer pecuária
O evento aconteceu no Sítio Boa Sorte, da TPJ Agropecuária, nesta quarta-feira (15), numa iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura
Dores do Rio Preto realizou, nesta quarta-feira (15), o seu 1º Encontro de Qualidade de Leite. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio do Incaper, Senar, TPJ Agropecuária, Sicoob e Banestes, entre outros parceiros. O principal objetivo é o fortalecimento da Pecuária Leiteira no município.
O evento aconteceu no Sítio Boa Sorte, da TPJ, a partir das 8 horas da manhã, e seguiu até depois das 14 horas, tendo em foco que o futuro da Pecuária começa com a qualidade do leite. O local foi escolhido diante do fato da empresa ser uma referência na produção leiteira no município. A abertura contou com a presença de autoridades do município e representantes de segmentos do setor agrícola e financeiro.
Entre estes, estava o prefeito Thiaguinho que classificou o evento como um movimento importante, com palestras que trazem muitas informações para os produtores. "Qualidade envolve saúde do animal, intervalo de parto e essa troca de informações é muito importante", disse, agradecendo a todos os servidores envolvidos e à TPJ por ceder espaço.
Genética
O vereador Valdeci Ribeiro – Dinho da Agricultura – lembrou dos 11 anos em que trabalhou com a inseminação do gado, na busca do melhoramento da genética, mas alertou que a qualidade do leite vem caindo, com o aumento da produção do café. "Está difícil para o produtor, sem garantia de preço, e lutamos por isso, mas temos que falar a realidade, onde o grande e o pequeno produtor vão permanecer, mas o médio não", afirmou. "Por isso, o foco tem que ser a genética, para tirar mais com menos", acrescentou.
Já o secretário municipal de Agricultura, Gilmar Trindade, além de agradecer o apoio dos parceiros e do prefeito Thiaguinho, concordou com o vereador Dinho, acrescentando que o grande pecuarista consegue produzir com um grande rebanho e o pequeno, com a mão de obra familiar. "Mas nosso objetivo é incentivar a todos", afirmou. "A Secretaria de Agricultura está de portas abertas para atender, com muitos serviços, como o Incra, NAC, inseminação e cafeicultura, com análise sensorial para confirmar o que temos de qualidade", completou.
Também estavam presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Oliveira – Professor Gugu, a representante do Incaper, Priscila Prado, o representante do Idaf, Juliano Pereira Chaves, o gerente do Sítio Boa Sorte, Raoni Carvalho, o encarregado do Sítio, Márcio Lopes – Gordo, a médica veterinária Herica Benetti, o gerente da Agência do Banestes, Gilson Joaquim Caetano, e a gerente do Sicoob, Giliane Peixoto.
Depois da abertura, foram iniciadas as palestras do dia. A primeira abordou o tema "Como obter um leite de qualidade", ministrada pelo professor da Ufes, Dirlei Molinari Donatele, que apresentou práticas essenciais para elevar o padrão do leite produzido.
As palestras continuaram depois do almoço fornecido pela Secretaria Municipal de Agricultura. A médica veterinária Juliana Pereira Chaves, do Idaf, falou sobre "Raiva e sanidade do rebanho", enquanto Sueli Zago ministrou palestra sobre "Higienização das ordenhas mecânicas". A última palestra teve como tema "Como a genética pode influenciar na produção leiteira", com o médico veterinário Saulo Carneiro Repolês.
Comentários: