Ibatiba: Profissionais participam de formação para garantir maior proteção de crianças e adolescentes

Ibatiba: Profissionais participam de formação para garantir maior proteção de crianças e adolescentes

 A capacitação visa preparar profissionais para o fortalecimento do Sistema e o aprimoramento do Acolhimento, Atendimento e Acompanhamento da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência

 Ibatiba se prepara para a criação do Comitê de Gestão Integrada para a implementação da Escuta Especializada de Defesa e Proteção dos direitos da Criança e Adolescente. Durante os dias 27 e 28, servidores das Secretarias Municipais: Saúde, Educação e Assistência Social e representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Apae, Pestalozzi e Conselho Tutelar participaram de formação sobre 'Escuta Especializada'.

A capacitação visa preparar profissionais para o fortalecimento do Sistema e o aprimoramento do Acolhimento, Atendimento e Acompanhamento da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência de acordo com a Lei Federal nº 13.431/2017. Os dois dias de formação aconteceram no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) - Nelson Alves Moreno, de Ibatiba.

A escuta especializada é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima O curso de formação está sendo realizado pelo instituto Cairo com recurso do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA).

"Iniciamos as ações para a criação de um comitê de gestão integrada para a implementação da escuta especializada no município. Os profissionais além da realização da escuta especializada, também serão multiplicadores de informação para os demais atores da rede de defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente", explicou Secretária Municipal de Assistência Social, Nilcilaine Hubner.

A capacitação foi ministrada pelo professor Rudinei Luiz Beltrame, graduado em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2013); Mestre em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.


Fonte: Prefeitura de Ibatiba.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/