Espetáculo de Guaçuí traz três prêmios do Festival de Teatro de Governador Valadares

Espetáculo de Guaçuí traz três prêmios do Festival de Teatro de Governador Valadares

O grupo apresentou o espetáculo teatral "Feita de Papel- Carolina Maria de Jesus" que concorreu com grupos de diversas cidades do Brasil  

Fotos Rodrigo Portugal

A Cia. Mais um Ponto, Mais um Conto, de Guaçuí, trouxe três prêmios, além de outras duas indicações, do 17º Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (MG) que aconteceu entre os dias 17 e 19 de novembro. O grupo apresentou o espetáculo teatral "Feita de Papel- Carolina Maria de Jesus" que concorreu com grupos de diversas cidades do Brasil.

A peça, que foi apresentado no Campus II da Univale, é baseada no livro "Quarto de Despejo -Diário de uma favelada", da doutora Honoris Causa, Carolina Maria de Jesus. O espetáculo foi encenado pela atriz Eliane Correia, com Danielle Lino na sonoplastia e Matheus Soares, na iluminação. 

O trabalho do grupo de Guaçuí foi ovacionada pela plateia e, de seis prêmios possíveis, conquistou, os prêmios de Melhor Atriz (Eliane Correia), Melhor Figurino (Caio Pereira) e Melhor Espetáculo de Palco Alternativo. Além de conseguir duas indicações aos prêmios de Melhor Cenografia (João Batista Ferreira de Moraes) e Melhor Direção (Gilvan Balbino).

O espetáculo

Na história de "Feita de Papel - Carolina Maria de Jesus", Carolina Maria de Jesus e a atriz do espetáculo, Eliane Correia, mergulham no paralelo que permeia a existência das duas. O desafio é realmente grande, afinal, Carolina (preta, mãe solo, analfabeta e favelada) narra, em seu Diário – traduzido para 16 idiomas e distribuído para mais de 40 países – o cotidiano trágico dos moradores da Favela do Canindé. Desafios, desejos, lamentos e triunfos são colocados em paralelo, para serem confrontados na realidade do palco.

Seu texto é um marco na escrita brasileira por revelar, em primeira pessoa, como conseguiu ser resiliente, por meio da escrita e da educação, como descreve em um de seus pensamentos: "Quem não tem amigo, mas têm um livro, tem uma estrada". 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 23 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/