Produções de alto nível marcam Mostra de Vídeos Curtas Ambiental em Guaçuí
Os vídeos curtas apresentados conquistaram muitos aplausos de quem prestigiou o evento, impressionando jurados e público presente
Na noite desta quinta-feira (11), o Teatro Municipal Fernando Torres recebeu um dos eventos mais aguardados do calendário cultural e ambiental de Guaçuí: a 13ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental. Como acontece em todas as edições, os vídeos abordaram um tema central e, este ano, foi "A Juventude e o Meio Ambiente: como os jovens podem liderar mudanças ambientais?".
O evento – que foi transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de Guaçuí no YouTube – foi promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. E a mostra reuniu alunos e educadores de cinco escolas do município, em uma celebração de criatividade, conscientização e responsabilidade socioambiental.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, abriu a solenidade reforçando a importância de transformar discursos em ações concretas. "Precisamos sair definitivamente do campo do discurso e irmos imediatamente para a solução, com práticas, todos nós", destacou.
Compromisso
Ele agradeceu o empenho de diretores, professores, alunos e do corpo de jurados e destacou que a 13ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental reafirma o compromisso de Guaçuí com a educação, a arte e a preservação ambiental. "Mais do que um concurso, a mostra inspira jovens a se tornarem protagonistas na construção de um futuro sustentável", afirmou.
Entre os muitos convidados, estavam no evento, a juíza de Direito da Comarca de Guaçuí e integrante da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Graciela de Rezende Henriquez, que compôs o corpo de jurados. Além do prefeito de Guaçuí, Vagner Rodrigues, do vice-prefeito, Paulo César, do deputado estadual Hudson Leal e dos vereadores Paulinho do Vitalino (representando o presidente da Câmara, Carlos Loumeu de Oliveira), Nelsinho Salvador, Adimilson Moreira, Denis Lesqueves e Rodrigo Candó. Assim como educadores, ambientalistas e representantes de entidades voltadas à defesa do meio ambiente.
Premiação
Depois de serem exibidos os curtas-metragens produzidos pelos estudantes, os jurados fizeram suas avaliações e foram anunciados os vencedores. O Troféu Clareza na Proposta de Ação ou Solução ficou com a Escola Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis, com o curta "Amanhã Silencioso". Enquanto o Troféu Alinhamento ao Tema Proposto foi para a Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, com o curta "Cadê meu ar que estava aqui?".
Já o Troféu Criatividade e Inovação ficou com a Escola Municipal Elvira Bruzzi, com o curta "Uma barra de sabão, menos óleo no meio ambiente". E o Troféu Impacto Socioambiental da Mensagem foi para Escola José Antônio de Carvalho, com o curta "Comunidade Quilombola: coleta que transforma".
O grande destaque da noite ficou com a Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, com o curta "Vozes das Margens". O trabalho conquistou os troféus de Melhor Roteiro, Edição e Finalização, além de Fotografia e Captação de Imagens.
Comentários: