Produções de alto nível marcam Mostra de Vídeos Curtas Ambiental em Guaçuí

Produções de alto nível marcam Mostra de Vídeos Curtas Ambiental em Guaçuí

Os vídeos curtas apresentados conquistaram muitos aplausos de quem prestigiou o evento, impressionando jurados e público presente  

Fotos Semmam

Na noite desta quinta-feira (11), o Teatro Municipal Fernando Torres recebeu um dos eventos mais aguardados do calendário cultural e ambiental de Guaçuí: a 13ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental. Como acontece em todas as edições, os vídeos abordaram um tema central e, este ano, foi "A Juventude e o Meio Ambiente: como os jovens podem liderar mudanças ambientais?".

O evento – que foi transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de Guaçuí no YouTube – foi promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. E a mostra reuniu alunos e educadores de cinco escolas do município, em uma celebração de criatividade, conscientização e responsabilidade socioambiental. 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, abriu a solenidade reforçando a importância de transformar discursos em ações concretas. "Precisamos sair definitivamente do campo do discurso e irmos imediatamente para a solução, com práticas, todos nós", destacou.

Compromisso

Ele agradeceu o empenho de diretores, professores, alunos e do corpo de jurados e destacou que a 13ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental reafirma o compromisso de Guaçuí com a educação, a arte e a preservação ambiental. "Mais do que um concurso, a mostra inspira jovens a se tornarem protagonistas na construção de um futuro sustentável", afirmou. 

Entre os muitos convidados, estavam no evento, a juíza de Direito da Comarca de Guaçuí e integrante da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Graciela de Rezende Henriquez, que compôs o corpo de jurados. Além do prefeito de Guaçuí, Vagner Rodrigues, do vice-prefeito, Paulo César, do deputado estadual Hudson Leal e dos vereadores Paulinho do Vitalino (representando o presidente da Câmara, Carlos Loumeu de Oliveira), Nelsinho Salvador, Adimilson Moreira, Denis Lesqueves e Rodrigo Candó. Assim como educadores, ambientalistas e representantes de entidades voltadas à defesa do meio ambiente.

Premiação

Depois de serem exibidos os curtas-metragens produzidos pelos estudantes, os jurados fizeram suas avaliações e foram anunciados os vencedores. O Troféu Clareza na Proposta de Ação ou Solução ficou com a Escola Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis, com o curta "Amanhã Silencioso". Enquanto o Troféu Alinhamento ao Tema Proposto foi para a Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, com o curta "Cadê meu ar que estava aqui?".  

Já o Troféu Criatividade e Inovação ficou com a Escola Municipal Elvira Bruzzi, com o curta "Uma barra de sabão, menos óleo no meio ambiente". E o Troféu Impacto Socioambiental da Mensagem foi para Escola José Antônio de Carvalho, com o curta "Comunidade Quilombola: coleta que transforma".

O grande destaque da noite ficou com a Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, com o curta "Vozes das Margens". O trabalho conquistou os troféus de Melhor Roteiro, Edição e Finalização, além de Fotografia e Captação de Imagens. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 13 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado