Espetáculo “Presa Fácil” estreia em Guaçuí nesta sexta (6) e sábado (7)

Espetáculo “Presa Fácil” estreia em Guaçuí nesta sexta (6) e sábado (7)

A peça é uma montagem do Coletivo Teatral Guaçuí em Cena e será encenado no Espaço Cultural Gota, Pó e Poeira, com entrada franca 

Foto Divulgação

O Coletivo Teatral Guaçuí em Cena estreia seu mais novo espetáculo "Presa Fácil", nesta sexta-feira (6) e sábado (7), no Espaço Cultural Gota, Pó e Poeira, em Guaçuí, a partir de 20h30, com entrada franca e ingressos limitados. A montagem foi produzida com recursos do edital nº 010/2024, do Funcultura, Secult-ES e Governo do Espírito Santo.

A ideia do espetáculo surgiu como um exercício teatral para dois atores, declara Carlos Ola, autor da dramaturgia. Eles encenam possibilidades de vidas, com discussões que podem afetar tanto os atores, como o público, visto que são situações cotidianas e da realidade comum de muitos jovens. "O ponto de partida foi a Síndrome de Estocolmo, uma reação psicológica que pode ocorrer quando uma vítima de sequestro, agressão ou abuso desenvolve uma ligação afetiva com o seu agressor", explica o autor. "Porém, o espetáculo apresenta outros gatilhos que vão além da suposta atração, revelando conflitos familiares e sociais", destaca.

No processo de montagem, toda a equipe esteve envolvida, durante seis meses, no Espaço Cultural do Gota, com treinamentos mensais de uma semana, com cerca de oito horas diárias, para compreensão de texto, preparação de corpo, construção das personagens e criação de cenografia, música e figurinos. "Foi um processo rico e intenso em conhecimento e fez com que o coletivo buscasse uma nova linguagem dentro do seu processo de oito anos de criação", observa Matheus Soares, ator do espetáculo.

Processo

Segundo o diretor convidado Luiz Carlos Cardoso "dirigir Presa Fácil foi um presente que eu não sabia que precisava". A convivência diária, o tempo estendido, as conversas longas, as tentativas, os erros bonitos e os acertos repentinos criaram um tipo de confiança que só nasce quando a gente se entrega de verdade ao processo", afirma. "E esse foi um processo de entrega — minha, deles, nossa. Um mergulho honesto em temas difíceis, mas também um encontro afetivo entre três artistas que decidiram olhar para a mesma direção", completa.

O espetáculo "bebe" das águas do realismo e naturalismo, trazendo questões sociais, num espaço de abandono, como cenário. Assim como cada personagem está marcado por suas angústias e busca, em seus cativeiros interiores. Assim, a direção busca desnudar a essência desses dois jovens marcados pelas diferenças sociais.

O espetáculo

Fruto do trabalho de residência e direção, com o ator Luiz Carlos Cardoso, o espetáculo conta a história de dois jovens marcados por um sequestro que se reencontram anos depois no mesmo barraco onde tudo aconteceu. Entre provocações, memórias distorcidas e verdades que relutam em vir à tona, eles revisitam feridas que não cicatrizaram.

O que começa como um acerto de contas vira um mergulho em abandono, desigualdade e laços invisíveis. Aos poucos, a pergunta muda: quem foi vítima de quem? Em um duelo intenso, cada revelação aproxima ainda mais os dois do abismo onde suas histórias se cruzam para sempre.

O elenco de Presa Fácil é composto pelos atores Igor Nunes e Matheus Soares. A direção é assinada pelo capixaba Luiz Carlos Cardoso; a dramaturgia e produção é de Carlos Ola.Na parte técnica estão João Batista de Moraes, cenógrafo; João Rocha, compositor da trilha sonora; Caio Pereira, figurinista; Léo Ola, fotografia e concepção visual; e Anderson Américo na operação de som. Mais informações: (28)99271-2708. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 05 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado