Ex-prefeito de cidade no RJ visita Guaçuí e fala de potencialidades turísticas na região do Caparaó
O ex-prefeito, André Português, é referência nacional no setor por ter transformado sua cidade através do turismo
O ex-prefeito da cidade Miguel Pereira, no estado do Rio de Janeiro, André Português, visitou a cidade de Guaçuí na manhã de quinta-feira (27), para falar sobre potencialidades turísticas no Espírito Santo e, principalmente, do interior. O encontro aconteceu no Teatro Fernando Torres e reuniu autoridades e instituições do ES.
Durante o evento, o ex-prefeito, que é referência nacional no turismo, palestrou com o tema "É Sobre Sonhar e Realizar" e trouxe histórias de transformação, no segmento turístico, o estado do Espírito Santo, que possui potencialidades que merecem destaque e principalmente o interior. Trouxe também histórias de transformação turística do seu município nos últimos anos e apresentou para o prefeito de Guaçuí, Vagner Rodrigues, e para o público presente.
O Espírito Santo, segundo André Português, já possui elementos para crescer. "O Espírito Santo é um dos estados mais bonitos do país e uma das saídas para alavancar o setor é buscar novos investimentos. E nesse contexto a região do Caparaó tem um grande potencial de desenvolvimento".
O ex-prefeito frisou que mudou o cenário da cidade Miguel Pereira criando um ambiente favorável ao atrair grandes investidores particulares, entre eles, um hotel de luxo francês. "Miguel Pereira é uma cidade com o terceiro menor orçamento do RJ. Isso mostra que nem tudo é dinheiro. É através do turismo que aumentamos a arrecadação e melhora o serviço e aí que está o desafio do gestor", disse Português.
O prefeito de Guaçuí, Vagner Rodrigues, falou que está totalmente comprometido em construir um turismo forte, sustentável e inovador. "Com planejamento e parcerias certas, Guaçuí tem tudo para se tornar um grande destino turístico. Vamos trabalhar com muito empenho e buscar recursos e estabelecer laços, com dedicação e compromisso, impulsionando o desenvolvimento do nosso polo industrial, fortalecendo a agricultura e a pecuária, promovendo o turismo."
O Deputado Federal Evair de Melo esteve presente no evento e ressaltou que o turismo é uma bandeira transformadora na sociedade. "Vamos continuar sempre defendendo e apoiando projetos como esse, trazer referências que deram muito certo e que transformaram as cidades como polo turístico. Esse compartilhamento pode nos ajudar a desenvolver ainda mais a região do Caparaó, tendo o município de Guaçuí como uma Cidade Polo".
O Senac-ES esteve no evento e está comprometido com o desenvolvimento. Prevê ainda a oferta de 130 cursos de qualificação profissional no setor turístico. A proposta será apresentada aos 28 municípios do Sul do ES.
O secretário de cultura e turismo de Guaçuí, John Kennedy Gomes, falou da responsabilidade de sua secretaria e que está otimista. "A missão não é fácil, mas vamos transformar a nossa cidade de Guaçuí em uma referência do turismo".
O Coordenador Sebrae Caparaó, Renato Machado, falou sobre planejamento de bons projetos como o apresentado. "A presença de um gestor público da qualidade empreendedora do ex-prefeito André Português, nos permite sonhar e pensar que ações coordenadas com bons projetos planejados permitindo a sua execução com maestria e com a qualidade que o público que atendemos deseja, fortalecendo os pequenos negócios e permitindo a geração de renda e de novas oportunidades de trabalho, o que nos inspira a fortalecer o trabalho do Sebrae que o Brasil precisa".
O prefeito de Santa Tereza, Cléber Médice da Costa, também esteve presente, além do vice-prefeito de Guaçuí presidente da Associação Comercial Agronegócio Industrial e de Serviços de Guaçuí, Antônio Carlos Faria e o Sub Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do ES - Jales Junior.
Comentários: