Espetáculos de oficinas de teatro serão apresentados nesta quarta e quinta em Guaçuí
Serão dois espetáculos produzidos a partir das oficinas realizadas pelo Ponto de Cultura do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, com alunos de diversas faixas etárias
O Ponto de Cultura do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira realiza, nesta quarta e quinta-feira (3 e 4), uma mostra de espetáculos produzidos a partir das oficinas realizadas no ano de 2025, com alunos de diversas faixas etárias. As apresentações serão encenadas no Teatro Fernando Torres, em Guaçuí, às 20 horas, com entrada franca e reunirão dois espetáculos: "O Pequeno Príncipe", adaptado da obra clássica de Exupèry, e a comédia popular "A incrível peleja contra a morte", adaptação da obra de Cesário Candi, do Rio de Janeiro.
Em cena, 11 atores da peça "O Pequeno Príncipe" contarão a história de um piloto que cai com seu avião no deserto do Saara e encontra um menino vindo de um pequeno asteroide. O príncipe narra, ao piloto, suas viagens por outros planetas, onde conheceu personagens, como um rei, um vaidoso, um bêbado, um acendedor de lampiões, um empresário e um geógrafo. Cada um representa críticas à sociedade adulta. A obra é uma profunda reflexão sobre amor, amizade, solidão e o sentido da vida.
Já a comédia popular "A incrível peleja contra a morte" conta a saga de seres que querem adiar, por um bom tempo, a partida para o além. Para isso, procuram ganhar mais alguns anos na Terra, com esperteza e inteligência. Então, usam de várias artimanhas, para conseguir o seu intento: viver mais. Com elementos da religiosidade, da literatura e do folclore, a peça contará com sete atores em cena e muito humor e reflexão.
Aulas
De fevereiro a novembro deste ano, mais de 30 alunos passaram pelas oficinas do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, em seu espaço cultural. Eles tiveram aulas de introdução ao teatro, improvisação, jogos teatrais, expressão corporal, contação de histórias, audiovisual e prática de montagem, sendo uma forma de inserção no mercado artístico e, também, de conhecimento das artes cênicas e quebra de timidez.
"Os alunos procuram nossos módulos, para aprender um pouco mais sobre o teatro e, ainda, para vencer barreiras, como a timidez e o medo do contato com o público", explica coordenador e professor nas oficinas, Carlos Ola. "As aulas acontecem duas vezes por semana, de forma gratuita, e sempre produz bons resultados, como estes que serão apresentados na mostra desta quarta e quinta, no Teatro Fernando Torres", completa.
Parcerias
Para a realização gratuita das oficinas, o Ponto de Cultura e o Espaço Cultural contam com diversas parcerias, como Edital LPG 2023, de Programação Continuada, e o Edital nº 003/2025 de Espaços Culturais, ambos com a Secult-ES. Além de apoio do município de Guaçuí, por meio de emenda parlamentar e de editais da Lei Aldir Blanc. "Essas parcerias e apoios fazem com que o teatro, em Guaçuí, seja sempre muito forte, enquanto expressão artística, e possibilitam o surgimento de novos talentos, pois é preciso sempre renovação", coloca Neuza de Souza, atriz do grupo e uma das oficineiras do projeto.
Para assistir aos espetáculos, o público deve chegar 30 minutos antes do início das apresentações e pegar o ingresso na bilheteria do teatro. Os espetáculos, depois, serão reapresentados no Espaço Cultural Gota, Pó e Poeira, em data ainda a ser definida.
Comentários: