Mostra de reciclagem criativa leva arte e educação ambiental a Patrimônio da Penha
Programação do evento inclui exposição de objetos feitos com reaproveitamento de resíduos plásticos e oficinas de reciclagem
O distrito de Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, região do Caparaó Capixaba, vai receber a Mostra Circular – a Fantástica Carpintaria – que levará educação ambiental à comunidade. A programação é gratuita e traz exposição, vivências e oficinas, a partir desta sexta-feira (14) até o domingo (16), na Associação de Moradores do Patrimônio da Penha (Ampa) que dá apoio à iniciativa.
Conforme informam os organizadores, os visitantes poderão conhecer o processo de reciclagem de resíduos, como tampinhas plásticas e embalagens. Eles são transformados em novos materiais, com funcionalidades e design criativo, como mobiliários urbanos, bancos de praça, instalações de arte, jogos e objetos diversos.
Esse trabalho é realizado desde 2020 pela Fantástica Carpintaria, laboratório de reciclagem criativa e design circular, localizado no Centro de Vitória. O laboratório integra a Cidade Quintal, organização dedicada a fortalecer comunidades, por meio da arte, do design circular e do urbanismo participativo. O projeto também faz parte da Precious Plastic, rede global de laboratórios de reciclagem de plástico.
O que acontece?
A Mostra vem rodando o Espírito Santo, desde o final do ano passado. O objetivo é estimular a responsabilidade ambiental e engajar pessoas, cada vez mais, na reciclagem criativa, com soluções práticas, para combater a poluição ambiental de resíduos plásticos que formam mais de 430 milhões de toneladas a cada ano, segundo a ONU.
A diretora executiva e co-fundadora da Fantástica Carpintaria, Juliana Lisboa, coloca que, geralmente, as pessoas não têm conhecimento sobre o que acontece depois que jogam seus resíduos para reciclagem. "Quando chegam no nosso laboratório, elas percebem a importância disso, ao verem, de ponta a ponta, o processo de transformar os resíduos em um novo material, com uma série de usos, como cadeiras, caixas, bancos", ressalta.
Por isso, segundo Juliana, a intenção, com a Mostra, é levar o laboratório do Centro de Vitória para as comunidades. "Está sendo gratificante levar, na mala, as nossas amostras, maquinários e protótipos, para oferecer essa mostra, que une ciência, arte e design circular", afirma.
Coleta de tampinhas
Nos municípios por onde passou, o projeto realizou uma campanha de coleta de tampinhas plásticas depositadas pelos moradores. A finalidade é incentivar a comunidade a participar ativamente do ciclo de transformação de resíduos.
O evento em Patrimônio da Penha será a 4ª edição da mostra educativa e itinerante. Antes, passou por Serra, Vila Velha e Regência. E a ideia é alinhar o propósito de educação ambiental com a rica biodiversidade da comunidade que faz parte do Parque Nacional do Caparaó, uma das mais representativas áreas de preservação da Mata Atlântica em território capixaba.
A realização da Mostra Circular – a Fantástica Carpintaria – é da Cidade Quintal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado do Espírito Santo. O projeto conta com o apoio do Instituto Energisa e a parceria do ProDesign Ufes.
Programação
Sexta-feira (14)
17h30 às 20h30 – celebração de inauguração e visitas mediadas.
- Técnicas para criar tecidos a partir do reaproveitamento de sacolas plásticas pós-consumo, com o atelier de Tecidos Plásticos.
Sábado (15)
9h às 18h – visitas mediadas ao longo do dia. Atividades educativas, com Atelier de Tecidos Plásticos, na parte da manhã, e Oficina de Tampilhismo – técnicas de revestimento de muros utilizando tampinhas plásticas, como alternativa às tradicionais pastilhas – na parte da tarde (para adultos).
Domingo (16)
9h às 12h – visitas mediadas e Oficina de Tecidos Plásticos.
Mais informações: Instagram.com/afantasticacarpintaria/
Comentários: