Por Marcos Freire em Terça, 18 Fevereiro 2025
Categoria: Cidades

Municípios de maior altitude no Caparaó sofrem menos com o calor que afeta o país

A onda de calor que tem afetado todo o país vem atingindo os municípios com maiores altitudes na região do Caparaó, mas com máximas menos sufocantes e mínimas amenas 

De acordo com levantamento realizado durante um período desta terça-feira (18), anunciado como um dos mais quentes que seriam enfrentados no Brasil, principalmente, na região sudeste, municípios de maior altitude, na região do Caparaó Capixaba, apresentam temperaturas maiores que suas médias, mas que amenizam durante a noite. E as máximas são menores se comparadas com as temperaturas da capital Vitória e de Cachoeiro de Itapemirim, maior cidade e uma das mais quentes do sul do Estado.

Esse clima mais ameno, durante a noite, principalmente, melhora a situação da população que mora nesses municípios, com temperaturas entre 17 e 18 graus, à noite. E, durante o dia, o calor também incomoda a todos, mas as temperaturas chegam, no máximo, a 34 graus, diferente de cidades localizadas próximas ao nível do mar.

Em um rápido levantamento, conforme dados do weather.com, entre as 11h43 e 11h50, a capital do Espírito Santo, Vitória, marcava a temperatura de 34 graus, mas com uma sensação térmica de 37 graus. A máxima prevista para esta terça, na cidade, era de 34 graus, e mínima de 23 à noite.

Já em Cachoeiro de Itapemirim, maior cidade do sul do Estado e conhecida por marcar altas temperaturas, segundo o mesmo centro de metereologia e no mesmo período, a temperatura marcada era de 37 graus, com sensação térmica de 40. A máxima prevista era de 38 graus e a mínima de 21 graus.

Mais quentes

Na região do Caparaó Capixaba, onde a variação de altitude entre os municípios é considerável, há cidades mais próximas do nível do mar que também marcaram temperaturas um pouco mais altas, neste mesmo horário e dia. Enquanto outras localizadas em maior altitude marcaram temperaturas menos quentes e com variação para temperaturas mais amenas na parte da noite.

Entre as mais quentes, Bom Jesus do Norte e Jerônimo Monteiro marcaram a temperatura de 37 graus, com sensação de 39, a temperatura máxima prevista para esta terça-feira, em Bom Jesus, que teve mínima prevista de 21 graus à noite. Enquanto em Jerônimo, a máxima prevista foi de 38 graus e, também, mínima de 21.

Já Alegre e São José do Calçado marcaram a temperatura de 35 graus, com o primeiro tendo a sensação de 38 graus e o outro, de 37. A máxima prevista, em Alegre, foi de 37 graus e a mínima, de 20 graus à noite. Enquanto em São José do Calçado, a máxima foi de 36 graus e mínima, de 19 graus à noite.

Mais amenos

A sensação de calor começa a amenizar nos municípios de Guaçuí e Muniz Freire que, no mesmo horário e dia, marcaram a temperatura de 33 graus, com sensação térmica de 34. A máxima prevista, em Guaçuí, foi de 34 graus e a mínima, de 18 graus à noite. Enquanto em Muniz Freire, a máxima prevista ficou em 35 graus e mínima, também, em 18 graus à noite.

Outros municípios da região do Caparaó Capixaba, nesse horário, nesta terça, marcaram a temperatura de 32 graus, variando um pouco na sensação térmica, na máxima e mínima previstas para o dia. Este é o caso de Divino de São Lourenço e Dores do Rio Preto que tiveram sensação térmica de 32 graus, com máxima de 33 graus e mínima de 17 graus à noite.

Ibitirama apresentou as mesmas temperaturas dos outros dois municípios da região, variando apenas na mínima, com 18 graus para a noite. Enquanto Iúna, também, marcou 32 graus, no período, mas com sensação de 33 graus e máxima prevista de 34. A mínima prevista no município foi de 18 graus à noite.

Os municípios da região do Caparaó Capixaba que marcaram as menores temperaturas foram Ibatiba e Irupi, com 31 graus no mesmo horário, tendo 32 de sensação térmica. A máxima e mínima temperaturas das duas cidades também foram as mesmas, com 33 graus e 17, para a noite. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário