Lançada oficialmente a Rota Cafés de Muniz Freire com participação de 10 propriedades
As 10 propriedades participantes fazem parte do núcleo da Associação de Produtores do Caparaó (Apec) e todas já estão prontas para receber visitantes
Foi lançada, oficialmente, a Rota Cafés de Muniz Freire que está sendo iniciada com a participação de 10 propriedades rurais. O evento aconteceu na noite desta terça-feira (9), no auditório da Escola Estadual Bráulio Franco. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Muniz Freire, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, em parceria com o Sebrae, Cresol Fronteiras e OCB/ES.
Com essa iniciativa, Muniz Freire se torna o primeiro município do Caparaó Capixaba a lançar uma rota turística com foco em cafés especiais, colocando o município em destaque no turismo de experiências na região. As 10 propriedades participantes fazem parte do núcleo da Associação de Produtores do Caparaó (Apec) e todas já estão prontas para receber visitantes que buscarem experiências de turismo rural no município. Em 2026, novas propriedades devem ser incluídas (veja abaixo as 10 propriedades da rota).
O secretário municipal de Desenvolvimento Agrário, Renato Bueno, ressaltou os investimentos que a Prefeitura tem feito no setor agrícola, destacando a Sala de Degustação e Torrefação que tem dado apoio aos produtores, na melhoria da qualidade dos grãos, permitindo análises, provas e torra de cafés especiais. "Nossa Sala de Degustação e Torrefação é uma das mais modernas do Espírito Santo e, hoje, já temos 40 produtores de cafés especiais em Muniz Freire e 16 marcas de café", relatou. "E a rota é uma oportunidades para agregar valor ao produto", completou.
Pioneiros
Já a secretária municipal de Turismo, Gecilda Rodrigues, contou que a ideia da rota surgiu com a percepção do potencial da cafeicultura de Muniz Freire, junto com a organização dos produtores na Apec, a estrutura oferecida pela Prefeitura e o fato do turismo estar em alta. "Levamos o projeto ao Cresol que comprou a ideia e, depois, vieram os outros parceiros, além da Apec que aceitou o desafio", destacou. "Somos pioneiros nesse tipo de rota e a construção não termina, porque hoje é só um novo passo para um novo tempo", acrescentou.
O gerente regional do Sebrae, Anderson Baptista, colocou que acreditou no projeto, porque conhece a competência e união das pessoas envolvidas. "Que bom que a Cresol acreditou junto com a OCB e indiquei a Fernanda, por ser a pessoa ideal para gerar esse projeto", relatou, ressaltando que "o povo aqui não foge à luta". "A gente deseja muito sucesso ao projeto, mas não é possível se não houver trabalho, porque sucesso só vem antes do trabalho no dicionário", complementou.
Potencial
O prefeito de Muniz Freire, Dito Silva, recordou que o êxodo de jovens produtores do município para outras cidades estava grande e, por isso, os investimentos feitos pela Prefeitura, na agricultura, têm sido importantes, citando a compra de centenas de secadores, dezenas de tratores, beneficiadoras e construção de pontes. "Temos que fortalecer ainda mais nossa agricultura familiar, que já é uma das mais fortes do Espírito Santo, para acordarmos essa potência que é Muniz Freire", disse. "Temos muitas belezas naturais, cachoeiras, cafés especiais e os investimentos em nossas estradas vão fazer o município mostrar seu potencial", acrescentou.
Além do lançamento da Rota Cafés de Muniz Freire, também foi feita a entrega dos certificados do curso de Formação de Barista, ministrado pelo Sebrae/ES, em parceria com o Senac. Já a apresentação do projeto foi feita pela consultora do Sebrae/ES, Alessandra de Souza, e Fernanda Simoura, da Soma, que explicaram a metodologia utilizada para sua elaboração.
Também estiveram presentes no lançamento da Rota Cafés de Muniz Freire, a primeira-dama de Muniz Freire, Patrícia Viviane, o presidente da Câmara, Edimar Pereira Chaves – Guri, outros vereadores e secretários municipais. Além do subsecretário do estado de Turismo, Luciano Machado, a gerente regional da Cresol, Tamara Inocêncio Alves, o gerente do Cresol, Mattsalem da Rocha Telles, a analista de Desenvolvimento Cooperativista da OCB/ES, Bianca Otoni, a analista Contábil Tributária, Letícia Moraes, o subdiretor das casas dos municípios da Assembleia Legislativa, Luciano Pingo, a gerente do Sicredi, Helena Bonadimani, e o conselheiro fiscal do Viva Caparaó, Geraldo Saloto, entre representantes de outras entidades e instituições.
Propriedades da Rota Cafés de Muniz Freire
CAFETERIA DELÍCIAS DO CAPARAÓ SENSORIAL TRÊS ANAS
Café Três Anas – Boa Esperança – Muniz Freire – ES – (28)99988-8188
DEGUSTAÇÃO GUIADA CAFÉS ALTO BOM DESTINO
Menino Jesus – Muniz Freire – ES – (28)99999-8128
LOUIR CAFÉS ESPECIAIS
Oficina de Biscoito e Degustação de Café especial – Alto Amorim – Muniz Freire – ES – (28)98113-4704
PARQUE DAS TILÁPIAS
EcoTilápia – Ponte do Laje – São Pedro – Muniz Freire – ES (28)99884-3821
SÍTIO ALTO CACHOEIRA – CAFÉS ESPECIAIS
Alto Cachoeira I – Alto Norte – Muniz Freire – ES – (28)99931-8028
SÍTIO VISTA ALEGRE
Café & Aventura – Córrego Vista Alegre
Menino Jesus – Muniz Freire – ES – (28)99912-0721
IMPERIAL FIGUEIREDO
Sensorial Conilon de Altitude – Santa Rita
Menino Jesus – Muniz Freire – ES – (28)99995-8810 e (28)99943-4048
CAFÉ IPÊ
Ipê Peroba – Muniz Freire – ES – (28)99929-0565 e (28)99944-2620
CAFETRIA ALTO FIORESI
Café Colonial – Piaçu – Muniz Freire – ES – (28)99984-8836
ALTO RIBEIRO CAFÉS ESPECIAIS
Degustação Café Especial com sensorial Calda de Pudim
Piaçu – Muniz Freire – ES – (28)99617-9427
Comentários: