Municípios do Caparaó enviam ajuda aos que foram atingidos pelas chuvas
Estão sendo enviadas doações e equipes que estão atendendo aqueles mais atingidos pelas chuvas do último final de semana
Municípios da região do Caparaó estão enviando doações e equipes para atender aqueles mais atingidos pelas chuvas do último final de semana. Incluindo cidades que também fazem parte da região e tiveram mais problemas do que outras e ainda se recuperam das consequências do temporal que deixou pessoas desalojadas e desabrigadas no sul do Estado.
Uma equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Iúna, por exemplo, levou mantimentos arrecadados durante o último final de semana. As doações foram transportadas, na terça-feira (26), para Cachoeiro de Itapemirim, onde está uma das centrais de arrecadação, montada no 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que estão atendendo municípios mais atingidos pelas chuvas, como Mimoso do Sul e Apiacá. Três caminhões levaram alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene e roupas que foram arrecadados pela Prefeitura e pela Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Em Irupi, foi montada uma central de arrecadação na sede da Defesa Civil Municipal, onde a população pode deixar itens que serão encaminhados para os municípios mais atingidos pelas enchentes. Estão sendo arrecadados leite, absorventes, fraldas, produtos de limpeza, pomadas para assaduras, roupas íntimas (novas) para crianças e alimentos não perecíveis.
Equipe em Alegre
Já Ibatiba enviou uma equipe, com quase 20 servidores da Prefeitura, a Alegre, um dos municípios do Caparaó Capixaba mais atingidos pelas chuvas. Até esta terça-feira, os servidores estavam auxiliando na limpeza da cidade. Além disso, também estão sendo arrecadadas doações que podem ser entregues no Cras de Ibatiba até esta sexta-feira (29).
E Guaçuí, que também teve pessoas desalojadas com as chuvas, montou um Bazar Solidário. A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Cras está convocando aos moradores do município que tiveram perdas com as enchentes e que estão cadastradas no Cras para se dirigirem ao Salão da Terceira Idade, das 8 às 17 horas. No local, estão sendo ofertado o bazar com roupas.
O município também montou postos de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas. São nove os pontos: Igreja Metodista Wesleyana, Igreja Metodista Nova Guaçuí, Igreja Presbiteriana de Guaçuí, Salão da Paróquia de São Miguel Arcanjo, 2ª Igreja Batista, Acisg, Igreja Presbiteriana (bairro Tancredo Neves), Igreja Assembleia de Deus e Igreja Evangélica Fogo e Unção Pentecostal. Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene pessoal, roupas, cobertores e colchões.
Trabalho de reconstrução
Alegre foi um dos municípios do Caparaó Capixaba mais atingidos pelas chuvas e ainda está em processo de recuperação, contando com o apoio de municípios vizinhos. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), com o apoio de outras secretarias, está realizando um trabalho de recomposição das estradas rurais.
Isso tem sido uma prioridade das equipes da Prefeitura. Estão sendo realizados reparos e melhorias para garantir o tráfego de veículos e pedestres, restabelecendo o acesso a todas as áreas afetadas. O objetivo, principalmente, é manter a ligação entre as comunidades, o que é essencial para os produtores rurais e, em consequência, para a economia do município.
Já em Muniz Freire, que também ainda enfrenta problemas deixados pelas chuvas, principalmente no distrito de Itaici, foi decretado situação de emergência em todo o município. Com isso, todos os órgãos municipais estão atuando sob a coordenação do Comitê Municipal de Crise, para a reabilitação e reconstrução dos locais afetados.
Lembrando que o Decreto Estadual nº 501-S, de 23 de março de 2024, já declarou Situação de Emergência em Muniz Freire e outros 12 municípios afetados pelas chuvas: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
Comentários: