Ricardo Ferraço visita Muniz Freire e assegura apoio às vítimas do temporal
Vice-governador viu de perto os estragos causados pelo temporal que caiu na semana passada e garantiu ajuda do Governo do Estado para o município
O vice-governador Ricardo Ferraço esteve, na tarde desta terça-feira (10), em Muniz Freire, para ver de perto os estragos causados pelo temporal que caiu na semana passada sobre o município. A forte chuva trouxe, também, ventania e granizo, destelhando casas, prédios e escolas, além de derrubar árvores, destruir um quiosque e a cobertura de fibra da Praça Divino Espírito Santo.
Ricardo Ferraço tomou conhecimento, ainda, dos levantamentos preliminares da Secretaria Municipal de Agricultura. Na zona rural do município, o prejuízo com os danos causados às lavouras de café está estimado em mais de R$ 20 milhões. Mais de um milhão de pés de café foram totalmente destruídos pelo granizo.
O vice-governador chegou à cidade por volta das 14 horas, acompanhado dos deputados Marcelo Santos e Dary Pagung – presidente e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales). Eles foram recebidos pelo prefeito Gesi Antonio da Silva Junior – Dito, o presidente da Câmara, Edimar Pereira Chaves – Guri, demais vereadores, secretários municipais e membros do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado e do município.
Interdição
A comitiva visitou algumas das ruas onde ocorreram danos materiais e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lia Terezinha Merçon Rocha que funciona com 20 salas de aula e mais de 800 alunos. A unidade escolar está interditada, temporariamente, depois de sofrer destelhamento pela ventania, o que causou infiltração e goteiras em várias salas de aula. Com risco de desabamento, a Defesa Civil Estadual notificou a escola para suspender as atividades até segunda ordem.
Ricardo Ferraço determinou que a Defesa Civil providencie, o quanto antes, a vistoria na escola, para que sejam tomadas medidas, para evitar o prolongamento da interrupção das aulas. E, depois, visitou a sede da Câmara Municipal que também teve prejuízos com o temporal. A queda de um muro nos fundos do prédio danificou três automóveis.
Interior
O vice-governador ainda se reuniu, no gabinete do prefeito, com as principais autoridades, para mais informações. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Gesiara Gabriela da Silva, quase 13 mil telhas foram utilizadas, para atender a demanda. Foram 11.500 adquiridas pelo município e 1.300 enviadas pela Defesa Civil Estadual. Ela disse que foram atendidas 519 famílias, sendo mais de 50% com telhas e o restante com ajuda humanitária, como cestas básicas, colchões, material de higiene, entre outros.
Em ligação feita para a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo, ficou acertada a destinação do Cartão Reconstrução, para atender os moradores que tiveram suas casas danificadas, além de outras ajudas humanitárias necessárias, como colchões e materiais de higiene, entre outros. E ficou determinado que a Secretaria Municipal de Agricultura faça um levantamento dos danos nas estradas, pontes, cabeças de pontes e outros, para que o Governo do Estado possa dar apoio ao interior de Muniz Freire.
Comentários: