Casagrande conversa com Alckmin sobre taxação dos EUA a produtos brasileiros

Casagrande conversa com Alckmin sobre taxação dos EUA a produtos brasileiros

O governador do Espírito Santo se encontrou com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços nesta segunda-feira (14) 

Foto Governo ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, se encontrou com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira (14), que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O encontro serviu para tratar sobre os impactos da taxação de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros, incluindo aqueles exportados pelo Estado.

Conforme destaca o governador, essa medida ameaça empregos, a produção e a competitividade de estados exportadores, como o Espírito Santo. Casagrande coloca que é preciso defender o comércio justo, o diálogo e a soberania do Brasil. "Vim manifestar meu apoio à posição brasileira em defesa da soberania nacional, porque nenhum país pode interferir nas instituições de outro país", disse.

O governador também colocou que reforçou sua posição de que o Brasil precisa buscar uma negociação com o governo norte-americano. "O governo brasileiro também está, por meio do ministro Geraldo Alckmin, buscando conversar com o setor empresarial daqui (Brasil) para que faça a interlocução com o setor empresarial dos Estados Unidos, para ajudar nessa negociação", explicou. "Reafirmei essa posição, para proteger os empregos no Brasil e no Espírito Santo", completou.

Importante

Renato Casagrande destacou que 30% do que é exportado pelo Espírito Santo vai para os Estados Unidos. "Então, o comércio internacional é muito importante para o Estado", afirmou. "Por isso, estamos voltados para buscar e defender essa negociação, mas se não acontecer, o Brasil vai analisar o que faz lá na frente e ver qual melhor medida para diminuir os prejuízos para a economia brasileira e do Estado do Espírito Santo", acrescentou, enfatizando ser contra um "duelo de tarifas" e uma tarifa linear para todos os setores. 

O vice-presidente Geraldo Alckmin está à frente das negociações e iniciativas do governo brasileiro sobre as medidas a serem tomadas quanto às tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos. Entre as ações, até esta terça-feira (15), deve ser publicado o decreto de regulamentação da reciprocidade às tarifas norte-americanas. Contudo, segundo Alckmin, a primeira tarefa é conversar com o setor privado, o que deve começar também nesta terça, com um encontro com representantes da Indústria e do Agronegócio.

 
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 15 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado