Defesa Civil prevê tempo severo no Espírito Santo entre esta terça (25) e quarta-feira (26)
Há grande possibilidade de chuvas fortes, descargas elétricas e rajadas de vento na Grande Vitória, Região Serrana, Norte e Noroeste, enquanto no Sul e Caparaó, o cenário é de alerta moderado
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) prevê tempo severo, com possibilidade de impacto alto, no Espírito Santo, entre a tarde desta terça-feira (25) e madrugada de quarta-feira (26). Nas regiões Sul e Caparaó, o cenário é de alerta moderado.
As últimas rodadas das previsões numéricas por conjunto indicam aumento da instabilidade ao longo desta terça-feira (25) em todo o Espírito Santo, devido à atuação de um sistema frontal, aliado a um ciclone extratropical na costa de São Paulo e Rio de Janeiro. O cenário vigente aponta para tempo severo com impacto alto, sobretudo, entre o final da tarde desta terla e o início da manhã de quarta-feira (26).
O tempo permanece com grande variação de nebulosidade e chuvas periódicas. No entanto, entre o final da tarde e a noite do dia 25 que os modelos sugerem o período de maior risco, com chuvas volumosas, descargas elétricas frequentes e vento intenso, o que pode atingir, principalmente, a Região Serrana, Grande Vitória e metade Norte. Para as regiões Sul e Caparaó, o cenário é de alerta moderado, também com possibilidade de chuva intensa e ventos significativos.
Chuvas
Os acumulados de chuvas previstos para esta terça (25), no Norte, Noroeste, Oeste, Região Serrana e Grande Vitória são de 30 a 50 mm, com até 40% de chance de acumulados entre 50 e 70 mm. Nas regiões Sul, Caparaó e parte da Serrana podem ficar entre 10 e 30 mm, com até 40% de chance de acumulados entre 30 e 50 mm. Os municípios que mais acumularam chuva nas últimas 24h foram Conceição da Barra (80 mm), São Mateus (62 mm) e Boa Esperança (54 mm).
A instabilidade vai se manter até a madrugada de quarta-feira (26), ainda com possibilidade de tempestades no extremo Norte e parte do Noroeste. A partir da tarde do dia 26, os modelos indicam predomínio de tempo firme em praticamente todo o estado. Também deve ser observada forte agitação marítima entre esses dias na faixa costeira do estado.
A Defesa Civil orienta que os capixabas permaneçam atentos e adotem medidas de segurança em caso de risco. Para receber avisos e alertas da Defesa Civil, basta mandar uma mensagem para o WhatsApp (61)2034-4611 e seguir as instruções.
Comentários: