Estudo aponta queda nos nascimentos e mudanças no perfil demográfico do ES

Estudo aponta queda nos nascimentos e mudanças no perfil demográfico do ES

O estudo realizado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) foi divulgado na segunda-feira (22) e mostra uma queda de 4,5% em relação a 2023  

Foto Reprodução

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou, nesta segunda-feira (22), o estudo "Estatísticas do Registro Civil 2024", elaborado pela Coordenação de Estudos Estatísticos do IJSN, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, em 2024, o Espírito Santo registrou 49,9 mil nascimentos, o que representa uma queda de 4,5%, em relação a 2023, mantendo a tendência de redução observada nos últimos anos.

A publicação reúne informações sobre nascimentos, óbitos, óbitos fetais, casamentos e divórcios no Espírito Santo. Além de trazer comparações com o cenário nacional, oferecendo um panorama atualizado das dinâmicas demográficas e sociais do Estado.

No Brasil, foram contabilizados 2,4 milhões de nascidos vivos, com retração de 5,8%, marcando o sexto ano consecutivo de queda no número de nascimentos. O estudo também evidencia mudanças no perfil etário das mães capixabas. Entre 2014 e 2024, houve uma redução de 46,5% na proporção de mães com até 19 anos, enquanto a participação de mães com 50 anos ou mais cresceu 16,7% no mesmo período.

Mortalidade

Os dados sobre mortalidade indicam que o Espírito Santo registrou 27,7 mil óbitos em 2024, um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior. As causas naturais seguem predominando, especialmente, entre idosos. Enquanto as causas não naturais — como homicídios, acidentes de trânsito e outras ocorrências externas — corresponderam a 4,9% dos óbitos no Estado, percentual inferior ao observado no Brasil (6,9%). O levantamento também mostra que os óbitos continuam sendo mais frequentes entre homens, em praticamente todas as faixas etárias.

Outro destaque do estudo é a evolução dos óbitos fetais que apresentaram queda pelo terceiro ano consecutivo. Em 2024, foram registrados 440 óbitos fetais no Espírito Santo, redução de 6,6% frente a 2023. A maior parte dessas ocorrências aconteceu em ambiente hospitalar, independentemente do tempo de gestação, o que reforça a importância da estrutura de atendimento para a saúde materno-infantil.

Casamentos

No que se refere aos casamentos civis, o Espírito Santo contabilizou 22,7 mil registros em 2024, um crescimento de 1,7%, em relação a 2023. Apesar do avanço recente, o estudo aponta uma queda acumulada de 13,5% na última década. Quanto aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o Estado registrou 179 uniões, em 2024, com destaque para o crescimento dos casamentos entre cônjuges femininos. Na comparação entre 2014 e 2024, esse tipo de união apresentou aumento de 184,1% no Espírito Santo.

Já os divórcios somaram 6.288 registros, em 2024, o que representa uma redução de 16,4%, em relação a 2023. Na comparação de longo prazo, o Espírito Santo apresentou uma queda de 24,3% no número de divórcios, entre 2014 e 2024, enquanto, no mesmo período, o Brasil registrou crescimento. O estudo também evidencia avanços na guarda compartilhada, adotada em 59,2% dos divórcios judiciais no Estado, percentual superior à média nacional.

O estudo "Estatísticas do Registro Civil 2024" completo está disponível para consulta no site do Instituto. Acesse: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/sinteses/ijsn-especial 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/